Juazeiro-BA comemora serviço cardiológico de alta complexidade

O Sistema da Saúde de Juazeiro, no norte da Bahia, conta desde o último dia 30 de dezembro com a habilitação da Pro Matre, pelo Ministério da Saúde (MS), para a realização de procedimentos cardíacos e vasculares de alta complexidade e de cirurgias eletivas nesta área. Este processo contou com o apoio político decisivo da gestão municipal, junto a Sesab e o MS considerando a necessidade de avançar na oferta destes serviços, afirmou o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa.

Com a habilitação divulgada na Portaria de nº. 1007 no Diário Oficial da União, a Pro Matre passa a receber recursos do MS e se torna unidade de assistência em Alta Complexidade Cardiovascular. Serão disponibilizados pelo SUS na unidade hospitalar: cirurgias vascular e cardiovascular, cardiologia intervencionista, consultas médicas especializadas de Cardiologia e Angiologia, teste Ergométrico, Hoter, Ecocardiograma e ultra-sonografia de vasos.

Com esta conquista, os usuários terão garantido o acesso aos serviços de urgência e eletivas, deixando assim de enfrentar filas de mais de 1 ano de espera, não precisando também ir a capital baiana para receber os atendimentos.

“A administração municipal tem se esforçado para melhorar o acesso dos pacientes aos serviços de saúde e tem buscado constantemente os apoios dos governos estadual e federal. Com este credenciamento, o município consegue ampliar os recursos, aumentar os investimentos e consequentemente, melhorar os atendimentos ofertados a comunidade. A conquista também se deve ao esforço técnico e ao empreendedorismo da Pro Matre, que prioriza também o bem-estar da comunidade”, enfatizou o gestor da pasta Ubiratan Pedrosa.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que o Núcleo de Regulação, Controle e Avaliação está em fase de definição do fluxo dos atendimentos dos pacientes. Segundo informações do Núcleo, os procedimentos eletivos passarão por autorização prévia do médico autorizador. Os futuros atendimentos continuam sendo disponibilizados a partir da porta de entrada que é a Atenção Básica (Unidades de Saúde da Família), que em caso de necessidade encaminha para o serviço especializado.

Fonte: Ascom da prefeitura de Juazeiro na Bahia.