Sem categoria

AGU recuperou 70 milhões desviado do INSS por Jorgina

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu recuperar, este ano, mais de R$70 milhões em ouro, dólares e leilões de imóveis da fraudadora do INSS na capital carioca Jorgina de Freitas. A dívida aproximada da quadrilha de Jorgina de Freitas é de R$2 bilhões e o esquema de corrupção aconteceu na década de 1990.

Em setembro deste ano, os procuradores também conseguiram que a União passasse a administrar mais 44 imóveis sequestrados do advogado Ilson Escóssia, qualificado como o "maior Advogado fraudador do INSS" e integrante da quadrilha de Jorgina de Freitas.

O Procurador Regional Federal na 2ª Região, Marcos da Silva Couto, explicou a estratégia usada pela AGU para a recuperação desses bens e valores. "Nós passamos a administrar esses bens, existe um grupo específico para isso. Nós cuidamos da locação desses imóveis e todo valor arrecadado, seja com a locação ou venda vai para o órgão que sofreu com a fraude", informou.

Ainda existem aproximadamente 300 imóveis da quadrilha a serem apregoados e a AGU aguarda a avaliação desses imóveis, pelo Tribunal de Justiça do Rio, para a marcação de novos leilões em 2012.

O objetivo é manter os bens isentos de dívidas de condomínio e IPTU, até que sejam leiloados. Dentre os imóveis estão sete lojas em Petrópolis, região serrana do Rio, quatro apartamentos na zona sul da cidade, e três lotes em Arraial do Cabo, Região dos Lagos.

De Brasília
Com informações da AGU