Sem categoria

Novo prefeito de Campinas será escolhido por eleição indireta

A Justiça Eleitoral determinou que o novo prefeito de Campinas (SP) seja escolhido por eleições indiretas, com o voto dos 33 vereadores. Ele substituirá Demétrio Vilagra (PT), que teve o mandato cassado na quarta-feira (21), em votação na Câmara Municipal.

Os vereadores consideraram que houve quebra de decoro por Vilagra ter supostamente participado de um esquema de corrupção. Ele nega participação.

O juiz eleitoral de Campinas, Nelson Augusto Bernardes, disse que a Câmara precisa aguardar resolução do Tribunal Regional Eleitoral, para então definir os detalhes da eleição indireta, que deve ocorrer em até 90 dias.

Não está definido quem poderá concorrer. Uma possibilidade é que qualquer pessoa elegível (filiada a um partido e com ao menos 21 anos, por exemplo) possa se candidatar. Outra é cada legenda indicar um representante.

Por ora, quem assume a administração é o presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT). A previsão é que o pedetista tome posse na próxima terça (27).

Vilagra disse que se sente "indignado" e que a Câmara cometeu uma injustiça. A defesa dele já afirmou que irá recorrer da decisão dos vereadores, que considera ilegal.

Fonte: Folha de S.Paulo