UEA resgata o Diretório Central dos Estudantes (DCE)

Ontem (20), a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) teve seu Diretório Central dos Estudantes (DCE) reconstruído depois de três anos sem atuação. Mais de 2.000 estudantes da capital e das unidades do interior do estado foram às urnas votar na chapa 10 “Transformar o Sonho em Realidade”, a única que submeteu inscrição durante o período aberto pela comissão eleitoral.

A realização do Congresso de Estudantes da UEA e a ampliação do debate sobre a Cidade Universitária foram algumas das pautas defendidas pela chapa que estimularam os estudantes a participarem da eleição.

Com início às 9h, o processo eleitoral durou 12 horas e se estendeu até às 21h. Durante esse tempo, 2.028 estudantes compareceram nas urnas de votação distribuídas nas cinco unidades da capital (Escola Superior de Tecnologia, Ciências da Saúde, Artes e Turismo, Normal Superior e Ciências Sociais) e nas do interior do estado. Segundo os membros da comissão eleitoral, somente os votos da unidade de Tabatinga ainda não haviam sido apurados por conta da dificuldade de comunicação com os responsáveis pela eleição no município.

De acordo com o estudante de Geografia e presidente eleito, Janderson Texeira, o resultado das urnas reflete a inquietação dos estudantes da UEA. O fato de mais de 2.000 estudantes votarem demonstra a vontade deles em ter um DCE para representá-los efetivamente. Daqui para frente, vamos reconstruir essa entidade e, para isso, vamos fazer muita luta e debater bastante com os estudantes os problemas da universidade”, afirmou.

Um dos representantes da Comissão Eleitoral e estudante da Escola Superior de Tecnologia (EST), Arllen Lira, chamou atenção para os números do interior do estado. “Pouco mais de mil votos foram contabilizados no interior e isso é um dado importante. Representa mais da metade dos votos e é a mensagem de que os estudantes dessas unidades precisam de um DCE ativo porque lá os problemas são maiores e por isso sentem uma necessidade maior dos estudantes estarem organizados”, ponderou.

A participação ampla também pode ser conferida na composição da chapa. Estudantes de todas as unidades a compõem.

Calourada 2012
Se depender do entusiasmo dos estudantes eleitos para o DCE, os calouros do próximo ano serão bem recepcionados. Eles pretendem iniciar 2012 com a realização da calourada, que, segundo os líderes estudantis, será uma série de atividades científicas, sociais e culturais para receber os novos estudantes da universidade. Debates, seminários e a divulgação das campanhas desenvolvidas pelas entidades estudantis fazem parte do planejamento para a atividade.

De Manaus,
Anderson Bahia