Sem categoria

Mantega descarta recessão e defende união do Mercosul

O ministro Guido Mântega descartou qualquer risco de recessão no Brasil. Ele está em Montevidéu, onde acontece um encontro entre ministros da Fazenda do Mercosul. Eles discutiram a aplicação do percentual máximo da Tarifa Externa Comum (TEC) para uma lista de pelo menos cem produtos para superar crise.

“Nunca ouvi falar que crescimento de 3% ou 3,5% fosse recessão. Apenas tivemos uma desaceleração localizada principalmente na indústria, que sofre mais a invasão de produtos estrangeiros. Mas isso já está sendo superado, já estamos em trajetória de crescimento”, afirmou Mantega.

Com relação a cobrança de uma tarifa de importação de 35%, ele acredita que esse percentual ajudaria a conter a “invasão” de produtos estrangeiros nos países da região, o que limitaria o impacto da crise econômica internacional.

O ministro também falou que os países da América Latina desfrutam de uma situação privilegiada em relação aos países ricos, mais atingidos pela crise. Mantega enfatizou a situação fiscal sólida, reservas proporcionais ao PIB e mercado interno.

“Esses países desenvolveram a demanda interna que está sendo ocupada por produtos importados. Devemos fazer uma união maior entre os países para defender o mercado latino-americano dessas invasões de produtos que vêm de fora”, falou o ministro.

Guido Mantega comenta reunião, em vídeo:

Com Blog do Planalto