A união da esquerda com o povo dificulta a ação dos conservadores

Os políticos conservadores e reacionários sofreram sucessivas derrotas na última década. Os partidos que representam esses segmentos – DEM, PSDB e PSD – andam desorientados, sem perspectivas, sem projetos e rejeitados pela maioria do povo brasileiro. Mesmo diante dessas condições adversas, eles atuam descaradamente orquestrando uma prática política de oposição sistemática ao Governo Dilma com vistas a dificultar o sucesso das políticas a serem desenvolvidas.

Os proprietários dos meios de comunicação são representantes do grande capital, quando não são os próprios. Revistas, jornais e emissoras de televisão que atuam em cadeia nacional são utilizados para propagar denúncias infundadas, visando macular e desestabilizar os partidos e as lideranças forjadas nas lutas do povo, bem como desarticular a unidade dos partidos de esquerda. Os políticos reacionários principalmente os do PSDB e do DEM são utilizados como instrumentos da grande mídia, como meninos de recado.

Denúncias são publicadas em revistas ou jornais de grande circulação, apresentadas por qualquer pessoa a soldo sempre contra os partidos de esquerda, contra o governo Dilma. E é então que a mentira transforma-se em uma grande notícia. Os parlamentares da oposição falam em cadeia nacional, repercutindo as mentiras desesperadamente, tentando transformá-las em verdade e pedindo a saída de um ministro em seguida do outro.

A mesma fórmula está sendo aplicada aqui em Vitória. Um indivíduo que nunca foi ouvido ganha as páginas dos jornais para atacar os atos dos administradores da Prefeitura Municipal de Vitória. Com arrogância, a grande mídia ignora os partidos e ataca o PT e o PMDB, questionando arbitrariamente o prefeito João Coser, do PT, o vice-prefeito Tião Barbosa, do PMDB, e as lideranças parlamentares que formam o núcleo do governo municipal.

Essa grande mídia ataca o PT e o PMDB sem medir as conseqüências. É bom destacar que não são as atitudes golpistas da mídia que avaliam o desempenho dos governantes. É o povo que avalia.

Essas atitudes irresponsáveis da grande imprensa coincidem com o crescente entendimento das forças progressistas, tendo como núcleo o PT, o PSB, o PCdoB e o PDT, no rumo de construir as condições para propiciar a união da esquerda e o isolamento da direita. Os reacionários, apesar de contar com todo o poder da mídia, temem a unidade das forças de esquerda. Até porque, mesmo diante de todas as mentiras articuladas pela grande mídia nacional, o Lula foi eleito por duas vezes e ainda elegeu a Dilma como presidenta.

No Brasil, essa onda progressista elegeu governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores de esquerda, que hoje sustentam os projetos que buscam o desenvolvimento nacional com melhoria das condições de vida do povo brasileiro. A eleição de João Coser faz parte desse processo e representa importante vitória da esquerda no Espírito Santo. Esse projeto uniu as forças progressistas em toda a Grande Vitória e promoveu mudanças que desencadearam o desenvolvimento. Portanto a povo não admite o retrocesso.

O PCdoB, em reunião com sua comissão política municipal, tomou a decisão de apoiar os movimentos que lutam contra a grande mídia e seus representantes políticos reacionários, que trabalham para desestabilizar as alianças formadas pelos partidos PT, PSB, PCdoB e PDT, atacando a administração de Prefeito João Coser (PT) e seu vice Tião Barbosa (PMDB).

Decidiu mobilizar toda a sua militância para ajudar defender a administração de João Coser e reforçar a candidatura de Iriny Lopes à Prefeitura de Vitória, por entender que essa atitude além de tirar o foco do debate em torno da figura do prefeito João Coser, coloca os conservadores na defensiva. A unidade da esquerda com amplo apoio popular é o caminho certo para enfrentar as investidas dos reacionários. Temos que trabalhar para destruir o projeto dos setores conservadores, que se apoia na força dos meios de comunicação.

Vitória, 19 de dezembro de 2011.

José Suzano de Almeida
Presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Vitória.