Sem categoria

Tribunal Penal Internacional: Morte de Kadafi foi crime de guerra

A morte do líder líbio, Muamar Kadafi, que foi capturado e morto em outubro, pode ter sido um crime de guerra, disse o procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luiz Moreno-Ocampo.

"Acho que o modo como o sr. Kadafi foi morto levanta suspeitas de… crimes de guerra", afirmou Moreno-Ocampo a repórteres.

Leia também

Premiê russo acusa EUA de participação na morte de Kadafi
 

"Acho que esse é um assunto muito importante. Estamos levando essa questão às autoridades nacionais e elas estão preparando um plano para uma estratégia abrangente de investigação de todos esses crimes", declarou.

Sob pressão internacional para esclarecer o caso, o Conselho Nacional de Transição na Líbia (CNT) prometeu investigar como Kadafi e seu filho Mo'tassim foram mortos.

O ex-líder foi visto sendo zombado, espancado e maltratado antes de morrer em circunstâncias definidas pelo CNT como uma troca de tiros.

Putin responsabiliza EUA

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, declarou nesta quinta (15) que as forças especiais estadunidenses tiveram participação na morte do presidente líbio Muamar Kadafi, que foi assassinado depois de ter sido capturado pelos golpistas opositores.

A Rússia havia criticado com veemência as operações militares que a Otan realizou na Líbia e as definiu como uma "cruzada". Na visão do país, os ataques aéreos não tinham respaldo na resolução da ONU, que apenas mencionava a necessidade de respeitar uma zona de exclusão aérea e ainda proibia a presença de tropas estrangeiras em solo líbio.

Fonte: Com informações da Reuters