Sousa Júnior: Inácio, o mais forte pré-candidato a prefeito

Inácio poderá concorrer à Prefeitura de Fortaleza no próximo ano, mais uma vez, como favorito. Resta saber como se desenvolverão as alianças políticas e se erros do passado não voltarão a ser cometidos.

O Jornal O Povo, em suas edições de 13 e 14/12/11, destacou a pré-candidatura de Artur Bruno, deputado federal do PT, como sendo a mais forte entre os petistas. Porém, na matéria do dia 14, uma informação do jornal ajuda mais a pré-candidatura do senador Inácio Arruda, do PCdoB, do que a do próprio Bruno.

Na edição do dia 13, a propósito de sua inclusão na lista do DIAP entre os “100 cabeças do Congresso Nacional”, Bruno foi o único a ser apontado pelo Jornal O Povo como “prefeiturável”, enquanto o senador Inácio Arruda, que há mais de 10 anos é consecutivamente incluído na mesma lista do DIAP até hoje, sequer teve seu nome citado diretamente, embora também seja de conhecimento público sua pré-candidatura a prefeito de Fortaleza.

Já na edição do dia 14, em sua coluna política, o editor Érico Firmo assinala que “nas pesquisas internas realizadas pelos partidos, o deputado federal Artur Bruno é sempre o petista mais bem colocado”. O curioso é que, em seguida, o colunista afirma que Bruno “fica aproximadamente com a metade do percentual de Inácio Arruda (PCdoB) e em situação similar à de Heitor Férrer.”

Ora, dos três pré-candidatos citados por Érico Firmo, Inácio é o que tem menos recall junto à população de Fortaleza, pois sua última eleição, como senador, ocorreu em 2006, enquanto Bruno e Heitor foram os campeões de voto em Fortaleza, respectivamente como deputado federal e estadual, há apenas pouco mais de um ano. Apesar disso, segundo a informação de Érico Firmo, os dois teriam aproximadamente apenas a metade das intenções de voto do senador Inácio Arruda.

Se esta informação estiver correta, então Inácio poderá concorrer à Prefeitura de Fortaleza no próximo ano, mais uma vez, como favorito. Resta saber como se desenvolverão as alianças políticas e se erros do passado não voltarão a ser cometidos.

Souza Júnior é publicitário, diretor da TV Metrópole, canal 26

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.