Isaura Lemos é uma das favoritas à Prefeitura de Goiânia

A deputada Isaura Lemos (PCdoB) é uma das favoritas na disputa pela Prefeitura de Goiânia. É o que aponta a primeira rodada da pesquisa Ipem/Tribuna do Planalto, realizada entre os dias 3 e 6 de dezembro. Na maioria dos cenários apresentados ao eleitor, a deputada aparece em terceiro lugar, com mais de 8% das intenções de voto.  

A pouco menos de dez meses das eleições municipais, o prefeito de Goiânia Paulo Garcia (PT) está à frente de todos os seus prováveis adversários, com exceção do senador Demóstenes Torres (DEM), que ainda não se decidiu se será candidato ao cargo de prefeito da capital. Isto é o que aponta a primeira rodada da pesquisa Ipem/Tribuna do Planalto, realizada entre os dias 3 e 6 de dezembro. Os dados indicam o senador com trânsito no eleitorado goianiense e, caso seja o candidato, o principal obstáculo de Paulo no caminho à reeleição.

O embate entre Paulo Garcia e Demóstenes Torres foi previsto no quinto cenário estimulado, aquele em que é apresentada uma lista de nomes para que o entrevistado escolha o da sua preferência. No confronto direto, o senador tem 56,1% contra 24% do petista, perfazendo uma notável diferença de mais de 30 pontos porcentuais. Não foi apresentado nenhum outro nome neste cenário, já que Demóstenes é consenso na base aliada estadual e os outros pré-candidatos aliados se manifestaram em desistir caso o parlamentar seja candidato.

Paulo Garcia tem vantagem em todos os outros cenários formulados para a pesquisa. Eles trazem a variação dos nomes já apresentados pelo PSDB e PSD, partidos que possuem mais de um pré-candidato. No cenário um, Paulo Garcia apresenta uma diferença de quase 7 pontos porcentuais do segundo colocado, o deputado federal Sandes Júnior (PP). A terceira colocada é a deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB), que está empatada tecnicamente com o deputado federal Jovair Arantes (PTB).

Neste cenário, o candidato tucano é o deputado federal licenciado e secretário de Meio Ambiente, Leonardo Vilela, que tem 4,4% das intenções de voto dos entrevistados e figura na quinta colocação. O candidato do PSD no cenário é o deputado estadual Francisco Júnior, que tem 3,5% da preferência dos eleitores.
A novidade do segundo cenário é o desempenho do deputado estadual Túlio Isac (PSDB), que ocupa a segunda posição com 13,9% das intenções de voto. Túlio ultrapassa Sandes Júnior que, nesta situação, aparece em terceiro com cerca de 11%. Com este desempenho, o deputado é o pré-candidato tucano com melhor performance dos quatro que disputam a indicação dentro do partido.

Dos quatro cenários que contém o nome de Sandes Júnior, este é o único em que ele não consta na segunda posição. O nome do deputado federal Armando Vergílio (PSD) aparece neste agrupamento no lugar de Francisco Júnior, e conta com pouco menos de 2% da preferência do eleitor.

O deputado estadual Fábio Souza é o nome tucano no cenário três e apresenta a preferência de 8,3% dos entrevistados. O prefeito Paulo Garcia tem variação positiva, com um índice de intenção de votos de 21,3%. Jovair Arantes, Francisco Júnior e Isaura Lemos tem índices muito parecidos com os do cenário dois.

O cenário quatro é aquele onde Sandes Júnior tem o seu melhor índice, alcançando 13,2% das intenções de votos dos entrevistados. O deputado federal João Campos (PSDB) aparece com quase 7% da preferência eleitoral. Jovair Arantes tem uma pequena oscilação negativa se comparada com outros cenários. Já Francisco Júnior conta com um pequeno acréscimo no seu porcentual.

Em todos os quatro primeiros cenários, o número de entrevistados que disseram não votar em ninguém, ou que não souberam indicar um pré-candidato, se manteve constante. Entre 25% e 30% dos eleitores disseram que nenhum dos nomes da pesquisa é de seu agrado. Já o porcentual de quem não soube escolher ficou entre 13% e 15%.

No cenário cinco, onde o eleitor teve a oportunidade de escolher entre o prefeito Paulo Garcia e o senador Demóste­nes Torres, estas duas taxas caem pela metade, curiosamente em um cenário com menos opções. De todos os entrevistados, 12,5% disseram que não votam em nenhum dos dois e pouco mais de 7% não souberam opinar.

A pesquisa Ipem/Tribuna do Planalto ouviu 1019 eleitores de Goiânia e tem grau de confiança de 95%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais para cima ou para baixo.

Fonte: Tribuna do Planalto