Sem categoria

Lula se submete a nova etapa de tratamento contra o câncer

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 7h30 desta segunda-feira (12) ao hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a terceira e última sessão da quimioterapia contra o câncer de laringe identificado no fim de outubro.

lula hospital - Aloisio Maurício/Terra

Além de receber a medicação, Lula deve ser submetido a uma bateria de exames para avaliar a resposta às outras duas sessões de quimioterapia a que foi submetido.

Com a cabeça raspada e sem a barba desde o mês passado, Lula foi neste domingo (11) ao Estádio do Ibirapuera para acompanhar a disputa final do torneio TouchDown de futebol americano. Ele disse estar confiante na possibilidade de cura. No próximo mês de janeiro devem ser iniciadas as sessões de radioterapia.

Os médicos preveem submeter Lula a uma sessão de radioterapia no início de 2012. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, havia marcado para este domingo (11) um encontro com Lula. Entretanto, devido às fortes chuvas deixaram várias regiões da Venezuela em estado de emergência, Chávez cancelou a viagem ao Brasil e à Argentina, onde acompanharia a posse da presidente Cristina Kirchner para mais quatro anos de mandato.

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

Informações das agências