Sem categoria

Dilma Rousseff e Michelle Bachelet na Conferência das Mulheres

A presidente da República Dilma Rousseff e a ex-presidente do Chile e diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, confirmaram participação na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece esta semana em Brasília. A presidenta Dilma participa da cerimônia de abertura do evento, ao lado da ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), na noite desta segunda-feira (12). Já Michelle Bachelet faz palestra na quarta-feira (14).

Cerca de três mil mulheres estarão reunidas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de hoje até quinta-feira (15) para discutir e elaborar políticas públicas voltadas às mulheres brasileiras. Ao final da conferência, a SPM vai avaliar e definir prioridades dentro do 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, elaborado em 2007.

O governo federal espera estabelecer prioridades dentre as propostas para a gestão do governo de Dilma Rousseff. Depois de enfrentar e alcançar conquistas em relação ao enfrentamento da violência – como a Lei Maria da Penha e a construção do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres – o governo vai debater a construção da autonomia econômica e social das mulheres, fundamental para alcançar a igualdade entre os sexos.

A 3ª Conferência Nacional vai consolidar as propostas elaboradas nas conferências municipais e estaduais, que começaram em 1º de julho, e definir a responsabilidade do governo federal frente às demandas apresentadas pelos municípios. Cerca de 200 mil mulheres de todo o País estão envolvidas na mobilização que passou por 2.160 municípios brasileiros.

Programação

Segunda-feira (12)

18 horas: Solenidade de Abertura da 3ª CNPM

Terça-feira (13)

8h às 10h30: Plenária de Abertura
Aprovação do Regulamento da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

11h às 13h: Projeto de país com igualdade entre mulheres e homens e sustentável

13h: Rodas de Conversa
Roda 1: Como pensar políticas que deem conta da pluralidade
Roda 2: História das desigualdades entre homens e mulheres
Roda 3: Orçamento para políticas para as mulheres
Roda 4: Comunicação e mídia não discriminatórias

13h às 14h30: Almoço

14h30 às 17h30: Grupos de Trabalho 1: Desenvolvimento sustentável (Eixo 1 do 2º PNPM: Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social; Eixo 6: Garantia de justiça ambiental, soberania e segurança alimentar e Eixo 7: Direito à terra, moradia digna e infra-estrutura social nos meios rural e urbano, considerando as comunidades tradicionais).

Todos os grupos de trabalho incorporam na sua discussão as dimensões de raça, orientação sexual e geracional (Eixo 9 do 2º PNPM: Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia e Eixo 10: Enfrentamento das desigualdades geracionais que atingem as mulheres, com especial atenção às jovens e idosas).

18h às 20h: Painel 2 – Enfrentamento do racismo e da lesbofobia: articulação necessária para o enfrentamento do sexismo.

20h às 21h30: Jantar

22h: Show com Zélia Duncan

Quarta-feira (14)

8h30 às 10h30: Painel 3 – Enfrentamento das desigualdades e a autonomia das mulheres

11h às 13h: Painel 4 – Plano Nacional de Políticas para as Mulheres: perspectivas e prioridades

13h: Rodas de Conversa
Roda 1: Um olhar internacional
Roda 2: Mulheres jovens e idosas – as políticas e as diferenças de geração
Roda 3: Relatos de experiências de gestão pública
Roda 4: Relatos de experiências de gestão pública – formação de gestoras e agentes públicos

13h às 14h30: Almoço

14h30 às 18h30: Grupos de Trabalho
Grupo de Trabalho 2: Autonomia Cultural (Eixos 2 do 2º PNPM: Educação inclusiva, não-sexista, não-racista e nãohomofóbica e Eixo 8: Cultura, comunicação e mídia, igualitárias, democráticas e não discriminatórias)

Grupo de Trabalho 3: Autonomia Pessoal (Eixo 3 do 2º PNPM: Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos e Eixo 4: Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres)

Grupo de Trabalho 4: Autonomia política, institucionalização e financiamento de políticas públicas para as mulheres (Eixos 5 do 2º PNPM: Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão e Eixo 11 – gestão e monitoramento do Plano)

Todos os grupos de trabalho incorporam na sua discussão as dimensões de raça, orientação sexual e geracional (Eixo 9 do 2o PNPM: Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia e Eixo 10: Enfrentamento das desigualdades geracionais que atingem as mulheres, com especial atenção às jovens e idosas).

19h: Conferência de Michelle Bachelet – Secretária Geral Adjunta da ONU e Diretora Executiva de Onu Mulheres (Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres)

20h às 21h: Jantar

21h às 23h: Atividade cultural

Quinta-feira (15)

8h30 às 12h30: Plenária Final
Discussão e deliberação sobre propostas e recomendações dos grupos de trabalho.

12h30 às 14h: Almoço

14h30 às 17h: Plenária Final (continuação)
Discussão e deliberação sobre as propostas e recomendações dos grupos de trabalho. Apresentação e aprovação de Moções.

17h às 18h: Solenidade de Encerramento da 3ª CNPM

19h: Jantar

De Brasília
Com informações da SPM