Nas urnas povo rejeita a divisão do Pará

O eleitorado paraense, em plebiscito histórico realizado nesse domingo (11), rejeitou a divisão territorial do Pará votando contra a criação dos estados de Carajás e Tapajós.

Povo nas ruas comemoram a vitoria contra a divisão do Pará

O início da votação começou às 8h da manhã e transcorreu sem muitos problemas. Os eleitores responderam a consulta votando com o número 77 para responder a duas perguntas para a criação dos estados de Carajás e Tapajós; e com o número 55 votaram pela manutenção do território do Pará, em mais de 14 mil seções eleitorais espalhadas pelo estado.

Leia também

Lewandowski diz que plebiscito no Pará mostrou maturidade cívica

Mansueto Almeida: Divisão não garante acesso a serviços públicos
 

Mais de três mil militares do Exército engrossaram a segurança em mais de 16 cidades do Pará, incluindo os municípios de Santarém e Marabá, que seriam as capitais dos novos estados.

Praticamente já está concluído o processo de apuração, com 13.862 seções apuradas, representando 97,28% da votação. Mais de 2.313.180 de eleitores (66,60%) votaram contra a criação dos novos estados (Carajás e Tapajós); e 1.160.147 (33,40%) votaram a favor da criação. O número de abstenções chegou a 1.236.050 (25,67%), de um total de 4.848.495 de eleitores aptos a votar.

Com esse resultado o eleitorado paraense, de forma democrática, negou a criação dos novos estados e o processo de divisão do território do Pará está concluído com a consulta popular, pois não precisa mais passar por análise na Assembleia Legislativa do Estado do Pará e pelo Congresso Nacional.

Desafios para o Estado do Pará

São muitos os desafios que precisam ser respondidos no Pará, sem dúvida depois do processo de consulta popular é preciso governar buscando os interesses da maioria da população, combater a pobreza e a miséria que infelizmente é muito forte no estado.

É preciso combater as mazelas que existem no Pará, como: o trabalho escravo, a exploração sexual de crianças e adolescentes, responder às demandas dos direitos humanos que em grande parte o próprio estado é violador.

Precisamos de um novo projeto de desenvolvimento, que busque integrar as regiões, é hora de lutar para que as riquezas do estado sejam investidas para benefício do povo trabalhador e construir um Pará forte com desenvolvimento econômico e inclusão social.

De Belém,
Moisés Alves