Maioria dos paraenses votará contra a divisão

Segundo a pesquisa do Instituto Datafolha a maioria dos eleitores paraenses votará contra a divisão do Pará

Divisão do Pará

A terceira e última pesquisa do Datafolha realizada antes do plebiscito aponta que a maioria dos paraenses é contra a divisão do Pará para a criação de dois novos Estados.
Segundo os dados, 65% dos eleitores dizem que votarão contra a criação do Estado de Carajás. Já 64% dos eleitores são contra a criação do Tapajós.

A pesquisa – divulgada nesta sexta-feira (9) – foi encomendada pela TV Liberal, TV Tapajós e jornal Folha de São Paulo ao Instituto DataFolha, que ouviu 1.213 eleitores maiores de 16 anos, em 53 cidades do Pará, entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2011.

Na comparação com levantamento do dia 24 de novembro, oscilou de 62% para 65% a fatia dos que irão votar contra a divisão para a criação de Carajás, enquanto o índice dos que irão votar 'sim' pela divisão e criação de Carajás se manteve em 31%.

No caso de Tapajós, o índice dos contrários à criação deste Estado oscilou de 61% para 64% e a fatia de favoráveis, 30% para 31%. Os índices de indecisos caíram de 7% para 4%, no caso da decisão sobre Carajás, e de 9% para 4% no caso da votação sobre Tapajós.

A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 52641/2011.

Votação – O plebiscito irá consultar, no dia 11 de dezembro, a população paraense sobre a divisão do atual território em outras duas unidades federativas. Dois números serão utilizados nas urnas. O '55' deverá ser escolhido pelos eleitores que deciderem pela não criação dos Estados e o '77' para os que forem favoráveis à divisão do Estado.

Impresso – Os números completos onde são destacados, entre outras coisas, o perfil do eleitor, podem ser lidos na edição deste sábado (10), nos jornais O Liberal e Amazônia.

Fonte:
Redação Portal ORM