Sem categoria

Começa em Atenas 13º Encontro de Partidos Comunistas e Operários

Começaram nesta sexta-feira (9), em Atenas, os trabalhos do 13º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Recebido pelo Partido Comunista da Grécia o 13º Encontro Internacional reúne até o próximo domingo cerca de 80 partidos comunistas e operários de mais de 60 países de todos os continentes.

O Encontro tem como lema geral a palavra de ordem “O Socialismo é o futuro” e propiciará um amplo debate sobre a situação internacional e a experiência dos comunistas 20 anos após a contra-revolução na ex-URSS. Os comunistas de todo o mundo debaterão também sobre as tarefas para o desenvolvimento da luta de classes nas condicções da crise do capitalismo, das guerras imperialistas, das actuais lutas e levantamentos populares pelos direitos dos trabalhadores e dos povos, o fortalecimento do internacionalismo proletário e da frente anti-imperialista, pela superação revolucionária do capitalismo e a construção do socialismo.

O Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários foi organizado pela primeira vez em 1998 pelo Partido Comunista Grego. A partir de 2006, percorreu vários outros países: Portugal (2006, organizado pelo PCP); Bielorrúsia (2007, recebido pelo PC da Bielorrússia; Brasil (2008, organizado pelo PCdoB); India (2009 – sob os auspicios do PC da India – marxista – e PC da India) e África do Sul, em 2010, sob a coordenação do PC sul-africano.

O Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários terá, além das intervenções dos representantes dos partidos, um um ato político de solidariedade internacionalista organizado pela Juventude Comunista da Grécia.

Com informações do Site do PCP