Construção do Lar dos Artistas é defendida em Manaus

Artistas reivindicaram, nesta quarta-feira (7), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a construção de um espaço que possa servir de abrigo quando eles não puderem mais exercer a profissão por causa da idade avançada. Durante a tribuna popular realizada na Casa por solicitação da vereadora Lucia Antony (PCdoB), o ator e poeta Dori Carvalho leu um manifesto em defesa da criação do Lar dos Artistas em Manaus, a exemplo do que ocorre em outros locais do País como o Rio de Janeiro.

aLucia Antony destacou que o artista é um profissional que, em situações diversas, não possui um vínculo empregatício e nem condições de pagar a Previdência Social, chegando a terceira idade sem nenhuma estrutura, muitas vezes, sozinho e sem o apoio da família. “É importante encamparmos esta luta como forma de mantermos viva a cultura e a tradição da sociedade”, enfatizou a líder do PCdoB, que é autora de uma indicação feita ao prefeito Amazonino Mendes pedindo a criação do Lar dos Artistas na cidade de Manaus.

Segundo o diretor da companhia teatral Vitória Régia, Nonato Tavares, o Lar dos Artistas seria uma espécie de condomínio de casas onde os profissionais teriam a oportunidade não só para morar, mas para realizar encontros culturais interagindo com os mais jovens. “Seria um abrigo onde o artista mais necessitado pudesse conviver com sua família, com a oportunidade de receber assistência médica e praticar atividades de lazer e culturais”, frisou.

Dori Carvalho salientou que os artistas sempre participaram de todas as lutas pela democracia e pelos direitos humanos no País. Para ele, chegou a hora da sociedade reconhecer esta luta, retribuindo com apoio a criação do Lar dos Artistas. “A ideia é fazer com que o artista, ao chegar no inverno de sua vida, assim como a cigarra, possa ter um lugar que o acolha”, declarou o poeta.

De Manaus,
Anwar Assi