Sem categoria

Ciclo de cinema árabe explora a relação entre indivíduo e espaço

O ICArabe – Instituto da Cultura Árabe, em parceria com a Casa Árabe de Espanha e o Instituto Cervantes de São Paulo, promoverá, de 09 a 14 de dezembro, o ciclo “Panorama do Cinema Documental Árabe – Espaços do Oriente Médio. A curadoria é de Basel Ramsis.

cena do filme Reciclar

A breve mostra apresentará, no Instituto Cervantes, filmes documentários que abordam a conexão entre o espaço e o indivíduo e a influência do espaço na formação do indivíduo. A curadoria é de Basel Ramsis, diretor de cinema documental da Casa Árabe de Espanha.
Serão apresentados quatro filmes de média-metragem e três curtas, com legendas em espanhol. O filme Reciclar tem legendas em português.

No caminho de Costa Gavras
Um dos destaques é Zahra, a mais recente obra de Mohamad Bakri, um dos atores e diretores mais importantes do mundo árabe da atualidade. No filme, o diretor segue o mesmo caminho do personagem que o consagrou como ator há 30 anos, quando protagonizou o filme Hanna K, do renomado diretor Costa Gavras. Por meio de Zahra, o ator mostra a fidelidade e a proximidade com o espaço, que não é abandonado, mesmo passando por muitas dificuldades.
Esta é uma linha muito próxima desenvolvida pelo diretor jordaniano Mahmoud Al Massad no filme Reciclar. No filme, o diretor reflete sobre o efeito que o espaço e o lugar têm sobre a formação dos indivíduos. Em Vizinhos, por sua vez, Tahani Rached mostra o dia a dia de um bairro no Cairo (Egito) e o importante papel deste pequeno lugar no cenário econômico.
Já em Meu Coração Bate por Ela, o diretor Mohamed Soueid coloca vários lugares como Beirute, Hanoi e Sul do Líbano como se fossem um único lugar e mostra suas dores e a realidade. O diretor aborda como a imagem de um determinado lugar pode mudar de acordo com o sofrimento de seus habitantes, tudo isso sempre de forma bem humorada.

Ao final deste ciclo especial serão mostrados três curtas da diretora Ateyyat el Abnoudy, uma das diretoras veteranas do mundo árabe e que pertence a uma geração de autores que começou a realizar filmes depois da Guerra dos Seis Dias, em 1967. Ateyyat está entre os poucos diretores que não abandonaram o cinema documental para fazer ficção, como aconteceu com a maioria dos diretores egípcios de sua época. É uma das mais importantes diretoras do mundo árabe.

Programação:

09 de dezembro (19h30)
ZAHRA
(Muhammad Bakry, Palestina 2009, 63 min, legendas em espanhol)
Conta a história de Zahra, que é tia do diretor, em um vilarejo na Galileia. Sua história se confunde com a história do próprio local e do espaço, durante e após a Guerra de 1948 na Palestina.

10 de dezembro (13h)
RECICLAR
(Mahmoud Al Massad, Jordania/Alemania/Holanda/EEUU 2007, 80 min., legendas em português)
A partir do retrato do protagonista, primo do conhecido al Zarqawi, o documentário nos oferece uma narrativa sobre a vida de pessoas simples em um vilarejo muito pobre da Jordânia.

12 de dezembro (19h30)
MEU CORAÇÃO SÓ LATIU POR ELA
(Mohamed Soueid, Líbano 2008, 87 min., legendas em espanhol)
Em 1970, muitos libaneses estavam atentos aos acontecimentos no Vietnã. Por outro lado, as novas gerações estão de olho em Dubai e outros continuam sonhando com Hanoi. O documentário é um mosaico desses lugares, que perpassam a vida e a história de Hatem Hatem.

13 de dezembro (19h30)
VIZINHOS
(Tahani Rached, Egipto, 2009, 105 min., legendas em espanhol)
Garden City é um bairro pequeno, porém, rico do Cairo e que se converteu no centro político do Egito desde o final do século XIX. O filme passeia por todos os palácios e lugares abastados da cidade para, em seguida, mostrar a enorme pobreza e deterioração que tomou conta em algumas décadas.

14 de dezembro (19h30)
Curtas em homenagem a Ateyyat El Abnoudy, umas das mais relevantes diretoras árabes do cinema documental:

UM CAVALO DE BARRO
(Ateyyat El Abnoudy, Egipto 1971, 12 min., v.o. espanhol)
Mostra o sofrimento de trabalhadores egípcios de pequenas fábricas de ladrilhos, que usam métodos sofridos e trabalham duro para sobreviver.

SANDUÍCHE
(Ateyyat El Abnoudy, Egipto 1975, 13 min., v.o. espanhol)
Em um vilarejo do Egito passam os trens de turistas que se dirigem ao sul do país, mas que nunca param.

SONHOS POSSÍVEIS
(El Abnoudy, Egipto/Alemania 1982, 30 min., v.o. espanhol)
Conta a história de uma jovem camponesa egípcia, seus sonhos e ilusões. Ela se casa e viaja, porém, anos mais tarde, após a Guerra de 1973, volta ao seu vilarejo.

Serviço:
Quando: de 09 a 14 de dezembro – dias 09, 12, 13 3 14, às 19h30; dia 10, às 13h30
Onde: Instituto Cervantes – Av. Paulista, 2.439, Tel.: (11) 3897-9600
Entrada Franca
Realização: ICArabe – Instituto da Cultura Árabe, em parceria com a Casa Árabe de Espanha e o Instituto Cervantes de São Paulo