Seminário debate futuro do Rio dos Sinos

Debater alternativas para a recuperação do Rio dos Sinos e a qualidade de vida da população foram alguns dos temas do IV Seminário do Comitê Intermunicipal legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, que ocorreu no ultima quarta(30) na Câmara de Vereadores de Esteio.

victor - campo bom - seminario - Divulgação

Segundo o vereador Victor PCdoB-Campo Bom, que agora vai responder pela a organização do Comitê, a proposta principal do debate é a "Não à privatização da água". Para ele o comitê está atento às questões ambientais e tem cumprido o papel fiscalizador junto ao Consórcio Pró-Sinos. "Nossa proposta desde a criação do Comitê, é salvar o Rio dos Sinos, melhorando sua qualidade, até 2016. Neste sentido, o saneamento básico e a conscientização da população, têm um papel importante", destacou. O vereador explica que o desafio maior, nesta etapa, é a mobilização pela não privatização da água. "A água é um bem público e precisa ser mantida como tal", defende.

O deputado estadual, Luiz Fernando Schmidt (PT), que também palestrou durante o seminário, defendeu a universalização do serviço básico de saneamento no país. "Se a água for pública, de domínio dos municípios, dos estados ou de economia mista, a defesa das nossas águas será muito mais forte e teremos, ainda, a garantia de que a população poderá pagar pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto”, destacou.

Conforme o painelista Luiz Antônio Castro dos Santos, diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) e integrante da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), os problemas com saneamento básico estão presentes no mundo, "No Brasil, 40% da população não possui nenhum tipo de tratamento de esgoto, ocasionando a morte de 3,9 mil crianças, diariamente. A degradação ambiental é o principal resultado de todo o sistema. É preciso um investimento de R$ 220 bilhões para resolver todo o problema de esgoto no país", explica. Santos também destacou que a tendência é que os municípios agreguem, também, o gerenciamento sobre os resíduos sólidos, conforme a lei 12.305, recentemente regulamentada.

Ainda palestraram sobre alternativas para o rio o e os desdobramentos da bacia hidrográfica, o diretor Executivo do Consórcio Pró- Sinos, Júlio Dornelles e o professor Daniel Baioto representando o Instituto Palavrações e o projeto Cata Vidas. A atividade, que ocorreu durante todo o dia, contou com a presença de diversos municípios da região do Vale dos Sinos.
Na oportunidade, foi eleita a nova diretoria executiva do comitê Legislativo exercício 2011 a 2013.

Para o Vermelho,
João Flávio -Assessor de Bancada do PCdoB/Campo Bom