Sem categoria

Festival de Havana exibe filmes do Brasil e Argentina

O cinema da Argentina e do Brasil serão a principal opção nesta terça (6) na competição do festival de cinema de Havana com vários longa-metragens e obras-primas, entre elas O desaparecimento do gato, do veterano Carlos Sorin.

Rodrigo Santoro interpreta ex-jogador, em "Heleno"

O cineasta regressa com um gênero no qual incursiona pela primeira vez, o supense. O filme, protagonizado por Beatriz Spelzini e Luis Luque, ganhou o prêmio especial do júri em Huelva, Espanha.

A Argentina participará também com a tragicomedia Um conto chinês, de Sebastian Borensztein, a história de um veterano da Guerra das Malvinas e de um chinês recém-chegado ao país que não fala espanhol, protagonizada por Ricardo Darín e Ignacio Huang.

Além de Borenztein, participarão Santiago Mitre, com O estudante, Pablo Giorgelli com As acacias, e Blas Eloy Martinez com O notificador.

O golpe militar nos anos 70 e 80 e suas sequelas serão abordados com a projeção especial de Verdades verdadeiras- A vida de Estela, de Nicolas Gil. Estela de Carlotto, presidente das avós da Praça de Maio, deverá estar presente.

Já o Brasil, com 25 obras, vai competir com Redemoinho, dos debutantes Helvacio Marins Jr e Clarissa Campolina, Histórias que só existem quando são recordadas, de Julia Murat, e Mãe e filha, de Petrus Cariry.

O festival entra no sexto dia e, segundo os críticos, entre os filmes mais apreciados até o momento encontra-se o argentina Ausente, do cineasta Marco Berger.

O publico, no entanto, inclina-se por outros filmes desse país como As acácias e Um conto chinês, pelo brasileiro Heleno e os mexicanos Miss Bala O inferno.

Com Prensa Latina