PCdoB de Goiânia lança Isaura Lemos pré-candidata à Prefeitura

Em reunião, o Comitê Municipal de Goiânia decidiu lançar o nome de Isaura Lemos como pré-candidata à Prefeitura de Goiânia. O crescimento experimentando pelo PCdoB em Goiás e a filiação de importantes lideranças abrem novas perspectivas políticas e eleitorais.

A segunda reunião ordinária do Comitê Municipal aconteceu nesta sexta-feira, 02 de dezembro de 2011, em clima de unidade, tanto no debate quanto na votação de se lançar o nome de Isaura como candidata majoritária nas eleições de 2012.
 
Leia também

TRE-GO decide em favor de Isaura Lemos

O Partido, apesar de integrar a atual gestão petista na Prefeitura, decidiu lançar candidatura própria, conforme resolução aprovada em Conferência ocorrida no começo do mês passado. A resolução inclui ainda o lançamento de chapa própria de pré-candidatos a vereadores e vereadoras na capital, até o momento a chapa tem mais de 130 nomes de camaradas.
Para consolidar essa decisão, o Comitê Municipal realizará um encontro com os pré-candidatos a vereadores no dia 08 de dezembro, próxima quinta-feira, a partir das 18 horas, na Tenda Cultural do PCdoB, na sede do partido na Praça Botafogo.

Seguindo a resolução, o PCdoB buscará diálogo com outras forças políticas e de movimentos populares na tentativa de convergir propostas para proporcionar avanço para Goiânia e sua população.

A reunião municipal debateu também a atuação partidária em Goiânia, que norteará as atividades do PCdoB para o biênio 2011/2013. Encaminhamentos como a promoção de reunião de Planejamento Estratégico do trabalho político e organizativo da gestão, Seminário de Planejamento de pré-campanha e legislação eleitoral para a chapa de pré-candidatos a vereadores, Seminário com propostas para Goiânia para impulsionar o desenvolvimento econômico e social com distribuição de renda e participação popular, foram decisões aprovadas pelo comitê.

Na oportunidade, a recém-eleita presidente do Comitê Municipal, Isaura Lemos fez considerações sobre o documento “Mais vida militante para um partido do tamanho das nossas ideias”. E discorreu sobre os principais aspectos do documento do 7º Encontro.

Isaura falou da importância da organização do partido na capital com planejamento e mobilização popular, difundindo o Programa Socialista, a luta pelas reformas democráticas e principalmente no quesito eleitoral, o PCdoB precisa avançar na acumulação de forças. “O PCdoB tem que deixar de ser coadjuvante e ser protagonista nas disputas”.

Isaura lembrou que a última vez que o PCdoB lançou candidatura própria a prefeitura de Goiânia foi em 1988, com Aldo Arantes. ”A gente precisa mostrar essa alternativa para a sociedade e conseguir avanços significativos para a população de Goiânia", disse a deputada.

Na avaliação da direção municipal, o PCdoB vive hoje um dos melhores momentos, com crescimento significativo e em desenvolvimento, para isso, precisa se consolidar.

Isaura Lemos sempre lutou pelas causas sociais

Maria Isaura Lemos nasceu em 22 de maio de 1954 em Jundiaí, interior de São Paulo, é a 11ª filha de uma família de 14 irmãos, entrou na política a partir de movimentos revolucionários e, aos 20 anos foi viver na como clandestina em uma base de guerrilha no sertão da Bahia. Ao lado do marido, o ex-vereador Euler Ivo, foi uma das fundadoras do PCdoB de Goiás.
Em Goiás, Isaura criou o Movimento Contra a Carestia, que lutava para diminuir o preço da cesta básica.

Em 1991, no segundo mandato de Euler na Câmara, fundaram o Movimento de Luta pela Casa Própria (MLCP). Deixou o PCdoB em 1992 para integrar o PDT, e, em 1998, tentou com sucesso a primeira eleição como deputada Estadual.

Eleita para o quarto mandato consecutivo, a parlamentar é líder do Movimento de Luta pela Casa Própria (MLCP) e integra movimentos sociais ligados à defesa dos direitos da mulher.

Isaura Lemos também já foi candidata a prefeitura de Goiânia, pelo PDT por duas vezes. 

A deputada estadual, Isaura Lemos retornou ao Partido Comunista do Brasil em outubro de 2011, e trouxe sua primogênita, a vereadora da capital, Tatiana Lemos. Em fevereiro deste ano, o seu marido, Euler Ivo também havia retornado, depois de 19 anos afastado das fileiras do PCdoB, trazendo também suas duas filhas, Mayra e Júlia. Com eles mais três mil pessoas que se filiaram no PCdoB somente na capital.

Na assembleia legislativa, a deputada é presidente da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana, Titular da Educação, Cultura e Esporte, Saúde e Promoção Social, Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, Criança e Adolescente.

Além disso, Isaura foi apontada como a mais influente da política de habitação de Goiás e foi lembrada por eleitores goianienses em recente pesquisa espontânea.
 

 De Goiânia, Eliz Brandão para o Portal Vermelho.