Sem categoria

O dia em que a torcida do Timão invadiu o Rio

O livro A Invasão Corinthiana, dos jornalistas Igor Ojeda e Tatiana Merlino, revive o histórico 5 de dezembro de 1976, quando cerca de 70 mil corinthianos invadiram o Maracanã para apoiar seu time contra o favoritíssimo Fluminense de Roberto Rivelino, equipe apelidada, na época, de “máquina tricolor”.

No episódio, que completa exatos 35 anos, metade das cerca de 147 mil pessoas presentes ao Maracanã era de torcedores alvinegros, sabidamente um grupo apaixonado que vai até a pé e ao fim do mundo prestigiar jogos do Timão. Principalmente nesse caso, embate crucial, porque o Corínthians estava há duas décadas na fila para o título e, apesar de tamanho “sofrimento”, o número de torcedores só cresceu no período.

O livro consegue reviver a emoção sem descuidar do rigor jornalístico, apoiando-se em pesquisas e em 30 entrevistas com os protagonistas e algumas das principais testemunhas da epopeia. É um registro documental que demonstra criativamente como o futebol impregna a alma brasileira e influencia o contexto sociocultural do país.

Para quem não "coube" no Maracanã em 1976, segue o vídeo do gol do Corinthians narrado por Osmar Santos. Para quem foi, vale rever!

Com lançamento no dia 5 de dezembro, a obra estará nas livrarias de todo o país já a partir da próxima semana.

Ficha técnica
Título: A Invasão Corinthiana
Subtítulo: O dia em que a Fiel tomou o Rio de Janeiro para ver seu
time no maior estádio do mundo
Autores: Igor Ojeda e Tatiana Merlino
Preço: R$ 49,00
Editora: LF Editorial