Hoje tem show de Edsonn & Enrique e rodeio na Expoagro

A partir de hoje, dia 1º de dezembro, começam os rodeios na arena da 38ª Expoagro. Sessenta peões estão confirmados, mas a previsão é de que uma média de 70 a 80 participem das competições. Os peões são dos Estados de Rondônia, Matogrosso, Pará e Amazonas.

A Companhia de Rodeios preparou 50 touros, a maioria de Apuí, com pelo menos quatro anos de treino para os quatro dias de competição. De cada noite sairão os classificados para a semifinal, no sábado. Os peões têm um vasto curriculum com diversos prêmios. O vencedor deste ano levará uma moto 150cc. A festa do rodeio será comandada pelos locutores Pirací Cabano – de São Paulo, que já ganhou várias vezes o Troféu Arena de Ouro de Barretos como locutor Revelação, e Marcus Belite – de Porto Velho (RO).

Para o coordenador da equipe de rodeios, Everaldo Reinaldo Sales, os rodeios da Expoagro já são referência no Brasil pela qualidade técnica dos peões e dos bois. De acordo com ele os peões de Apuí estão entre os melhores do Norte. “Os peões de Apuí são respeitados pelo preparo e pela técnica. Temos também quatro peões do Pará, mas que moram aqui em Manaus e que também se destacam em todo o país, então nosso Estado está bem elevado em nível de rodeio”, completa Everaldo.

A programação começa às 20h, sendo que no primeiro dia, nesta quinta, a competição será seguida do show nacional da dupla sertaneja Edsonn & Enrique, eleita banda revelação 2001 do Villa Coutry, famosa casa de show de São Paulo. A entrada de pessoas no Parque de Exposições Agropecuárias Eurípedes Ferreira Lins é gratuita. Veículos pagam R$ 3.

Curso de Peão
A 38ª edição da Expoagro traz uma novidade: um curso de formação para peão. Vinte cowboys serão formados com aulas teóricas e práticas. O curso começou na terça-feira e encerrou ontem. Domingo, no encerramento do rodeio, os “alunos” receberão o diploma assinado por
Tião Procópio (SP) – primeiro cowboy brasileiro a vencer um prêmio nos Estados Unidos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) também valida o diploma de cowboy profissional.

A primeira edição do curso de formação de cowboy no Amazonas aconteceu na comunidade de Santo Antônio de Matupi. A vantagem para quem fez o curso de montaria em touro é que ele tem referência em todo o Brasil e pode participar de qualquer rodeio. “Com isso o nível do Amazonas sobe ainda mais porque são poucos os Estados que têm peão com diploma”, explica Everaldo.

SERVIÇO:
O QUE: Abertura do Rodeio da 38ª Expoagro
QUANDO: Quinta-feira – 01/12
HORA: 21h
ONDE: Arena do Parque da EXPOAGRO