Plano Nacional de Cultura é tema de debate na Bahia

A Bahia respira cultura, mas começou a debater politicamente o tema com mais frequência a pouco tempo. Nos próximos dias, o estado terá dois encontros importantes sobre o assunto. A partir desta quarta-feira (30/11) até sábado acontece a Conferência Estadual de Cultura, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, onde se discute o Plano Estadual de Cultura. Já no dia 7 de dezembro, sediará, em Salvador, um seminário para discutir o Plano Nacional de Cultura.

O Seminário “Cultura e Diversidade no Plano Nacional de Cultura: perspectivas e desafios” será realizado, às 19h, no auditório do Pavilhão de Aulas (PAF III) da Universidade Federal da Bahia, em Ondina. O evento reúne o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, e o secretário Estadual de Cultura da Bahia, Albino Rubim. O debate será também transmitido através da web no endereço http://aovivo.ufba.br/diversidadepnc.

Como desdobramento dessa atividade, acontece até março de 2012 os diálogos em torno do Plano Setorial para as Culturas Indígenas, em espaços sociopolíticos e formativos. As conversas culminarão em um grande evento em março de 2012 sobre o PSCI.

Conferência

A IV Conferência Estadual de Cultura acontece entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A abertura será no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário Albino Rubim e do superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Adalberto Santos.

Os participantes da Conferência irão analisar, comparar e discutir as propostas resultantes das conferências territoriais. Ao todo, foram 26 encontros da etapa territorial, realizada em setembro e outubro. O documento final elaborado no evento vai subsidiar o Plano Estadual de Cultura, que definirá as políticas de cultura a serem aplicadas nos próximo dez anos.

De Salvador,
Eliane Costa