Conferência discute propostas para Plano Estadual de Cultura

Depois da aprovação da Lei Orgânica da Cultura na Assembleia Legislativa, o setor cultural da Bahia se prepara para mais uma ação de extrema relevância: a realização da IV Conferência Estadual de Cultura. O evento terá como tema central “Planejar é Preciso” e acontece entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e terá como maior desafio ajudar a compor o Plano Estadual de Cultura, uma das principais metas estabelecidas pela nova lei.

“Com a nova lei garantimos a maior organização e institucionalização da Cultura em nosso estado. A conferência é o momento para discutirmos políticas públicas de Estado, contando com a colaboração dos 26 territórios de identidade”, avalia o secretário estadual de Cultura Albino Rubim.

A abertura do evento será às 19h do próximo dia 30, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, no bairro Candeias, em Vitória da Conquista. Nos dias 1º e 2 de dezembro acontecem as discussões das propostas recolhidas nos 315 encontros municipais, 26 territoriais e quase 20 setoriais, além das Conferências Livres, realizados na capital baiana e no interior do estado.

A programação contempla, ainda, uma extensa agenda cultural que inclui shows em praça pública. No dia 1º de dezembro, a partir das 20h, na Praça Barão do Rio Branco, acontecem apresentações do Balé Jovem de Salvador e do Balé Folclórico da Bahia. No dia 2 de dezembro, às 21h, na mesma praça, tem show do cantor e compositor Zeca Baleiro. Quem quiser poderá ainda acompanhar toda as discussões pelo Blog da Conferência, um espaço próprio criado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) com todas as informações do encontro.

Propostas

Os participantes da IV Conferência Estadual de Cultura irão analisar, comparar e discutir as propostas resultantes das conferências territoriais. Ao todo, foram 26 encontros da etapa territorial, realizada em setembro e outubro. Nas conferências territoriais, os participantes se dividiram em seis grupos de trabalho e cada um elaborou uma proposta para ser levada à discussão no âmbito estadual. Em uma análise do conjunto de ideias, é possível perceber demandas comuns que, pela repetição em territórios distantes e heterogêneos, ganharão voz ampliada em Vitória da Conquista.

Caberá aos participantes negociarem entre si para decidir quais das propostas entrarão no documento final da IV CEC. O documento subsidiará o Plano Estadual de Cultura, que definirá as políticas de cultura a serem aplicadas nos próximo dez anos. Na discussão, também entrarão as propostas oriundas da etapa setorial.

Fonte: Secom Bahia.