Sem categoria

Associações de moradores fundam entidade municipal

Mais de 300 militantes do movimento comunitário elegem Antônio Pedro de Sousa "Tonhão" para presidir a entidade que representará as associações de moradores da maior cidade do Brasil

logo fecap

Nesse último sábado, dia 28 de novembro, mais de trezentas lideranças comunitárias da capital paulista reuniram-se na Câmara de Vereadores para a Assembleia e Ato de Fundação da Federação Paulistana das Associações de Comunitárias – FEPAC.

Durante todo o dia, e em clima de grande unidade, foram debatidos os principais problemas da cidade de São Paulo com destaque para transporte, habitação, saúde e educação. A maioria dos presentes destacou a importância da entidade nascer forte, unitária e envolvendo dezenas de associações e todas as correntes políticas que participam do movimento comunitário na cidade.

O Vereador Jamil Murad valorizou a importância desse passo na organização do movimento num ano em que os debates sobre os rumos das cidades vão dominar a agenda política no país.

Ao fim dos debates, a mesa propôs uma diretoria com trinta e cinco dirigentes e seis membros para o conselho fiscal. Todos os nomes foram aprovados por aclamação. Em clima de grande emoção foram aprovados também os nomes de Antônio Pedro de Souza e Wellington Reis para presidente e vice-presidente, respectivamente.

O novo presidente destacou que acredita “num movimento social plural, suprapartidário, e com diversidade de pautas e bandeiras de luta. A riqueza da nossa cidade não esconde a pobreza e desigualdade que só nós que atuamos nos bairros populares conhecemos”.

Além disso, ressaltou que “na 3ª maior Capital do Mundo existem várias entidades e movimentos que se preocupam com os graves e complexos problemas sociais que afligem a população, porém a luta é feita de forma fragmentada, enfraquecendo o movimento social não permitindo vitórias mais consolidadas”.

Por fim, Antônio descreveu como deve ser a FEPAC: “Não queremos criar qualquer entidade, queremos uma organização com raízes nas várias regiões da cidade, com atuação na base do movimento, com muita atividade e mobilização das associações e movimentos filiados, e principalmente elaborando propostas e lutando para que o Poder Público enxergue em nós a legitimidade e autonomia para apresentá-las”.

A entidade já nasce com uma agenda política intensa. O próximo ano será de grandes desafios, principalmente pelas eleições municipais, quando a entidade planeja construir uma pauta de desenvolvimento urbano para São Paulo e cobrar o comprometimento de todos os candidatos.

De São Paulo,
Rovilson Portela
Secretário de Comunicação do PCdoB Paulistano