Sem categoria

Em fórum, Tombini defende inclusão financeira 

A ampliação do acesso dos cidadãos aos serviços bancários em todos as regiões do país foi destacada na última terça-feira (22) pelo presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini. Como resultado desse processo, disse ele durante o Terceiro Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, o sistema financeiro nacional (SFN) oferece atualmente serviços em todos os municípios, por intermédio de agências, postos avançados, cooperativas de crédito ou correspondentes bancários.

Ele ressaltou que a expansão da oferta de serviços bancários abriu as portas para o acesso de maior parte da população ao SFN. Fator que, no seu entender, contribui para a redução das desigualdades sociais, além de criar melhores condições para o empreendedorismo e para atividades como a agricultura familiar. Tombini advertiu, contudo, que para o processo de inclusão financeira ser feito de maneira sustentável é fundamental que se invista também em educação financeira.

O presidente do BC enfatizou que a inclusão financeira “é prioritária” na agenda do BC. Além de criar “condições mais adequadas para a adoção de políticas públicas com inclusão social”, destacou ele, isso também fortalece os principais “canais de transmissão da política monetária”. Segundo ele, "quanto maior a participação da sociedade no sistema financeiro, tanto para tomar crédito quanto para fazer depósitos, maior será, ao longo do tempo, a eficácia de nossa política monetária”.

O BC estabeleceu parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para facilitar o acesso dos pequenos empreendedores ao crédito, cujo estoque se aproxima de R$ 2 trilhões ou quase 50% do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas no país. A esse respeito, Tombini destacou que “o crescimento na oferta de crédito é fruto da manutenção da estabilidade econômica, reforçada pelo nosso sistema de regulação prudencial em matéria financeira”.

Agência Brasil