Horizonte: Professores debatem lei do piso em Fórum de Educação

“A Formação e a Valorização do Professor no Brasil – Os Desafios para a Implementação do Piso Salarial”. Esse é o tema do Fórum de Educação do Ceará em 2011, que realizou nesta sexta-feira (18/11), em Horizonte, mais um encontro com professores, gestores, estudantes e pais de alunos. Cerca de 120 pessoas participaram do debate que apresentou a realidade do município em relação à educação, apontou problemas e soluções que deverão ser aplicadas a curto prazo.

A participação no Fórum de Educação em Horizonte foi efetiva. Estiveram presentes no encontro o prefeito Manuel Gomes de Farias Neto, o Nezinho; o secretário municipal de educação Arthur Pinheiro Alves; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Valdênia Costa do Nascimento, a presidente do Conselho do Fundeb Ruth Carvalho Leão, o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no Ceará (UBES), Vinícius França.

A iniciativa de ouvir os agentes envolvidos na educação no Ceará é do mandato do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB). "O Fórum valoriza os professores, dando-lhes espaço para falar sobre a realidade da educação nos seus municípios, este ano tendo como tema a luta pela implantação do piso salarial nacional do magistério”, afirma o parlamentar.

“Neste encontro em Horizonte, professores e representantes da Prefeitura puderam discutir, juntos, problemas que deverão ser solucionados a curto prazo, com a compreensão de que é preciso investir na educação”, acrescentou o deputado. “Agradeço em especial ao Prefeito Nezinho e ao Secretário Arthur por se disponibilizarem a discutir os problemas junto com os professores e apresentar soluções sem fugir à realidade do município”.

Chico Lopes considera importante a iniciativa de promover o Fórum de Educação, ouvindo agentes da educação em diversas regiões do Ceará. “Fico feliz por, junto com a minha equipe, contribuir para que todos compreendam a importância de garantir os direitos do professor”.

Realidade local

O município de Horizonte já paga o piso salarial dos professores. O grande desafio agora é implementar o direito a um terço da carga horária dos professores para atividades extra-sala, emenda de autoria de Chico Lopes. Sâmia Helena de Souza, coordenadora do Fórum, reforça que garantir o terço de carga horária para o professor vai além do tempo disponível para o planejamento. É preciso infraestrutura para que o “extra-sala” não se torne “extra-escola”. “As escolas precisam garantir as condições para que os docentes possam realizar, com qualidade, dentro da própria instituição, atividades como planejamento de aulas, correção de trabalhos, aperfeiçoamento didático e pesquisas”, reforça.

Desde 2003, Horizonte já conta com seis escolas em tempo integral. “Apesar de já vermos investimento na educação, ainda existem problemas de gestão e de administração que precisam ser resolvidos envolvendo a Secretaria de Educação e os professores”, destaca Chico Lopes.

Outra questão levantada durante o Fórum é a questão do piso salarial. “O piso salarial deve ser pago para professores de nível médio. Em Horizonte, a maioria dos docentes já tem graduação. É preciso garantir que os professores com qualificação tenham aumento real em cima desse valor. Com isso, a carreira será mais atrativa e despertará mais interesse do professor para a formação”, defende o parlamentar.

Boas notícias

Foi informado durante o Fórum que a Secretaria de Educação de Horizonte, em parceria com a Secretaria de Planejamento do município já estudam os impactos para a implementação do um terço da carga horária para atividades extra-sala. “Em 2012 haverá concurso para novos professores da rede municipal de ensino. Garantir um terço da carga horária para o professor, vai requerer a contratação de mais docentes”, confirma o secretário de educação Arthur Alves..

Sobre o Fórum de Educação

O objetivo do Fórum é ampliar as discussões para o maior número de protagonistas do setor educacional, buscando informações sobre as realidades locais e sugestões para a luta pela efetiva implementação do piso. "Com essa contribuição dos professores, de suas visões e experiências, vamos tirar propostas concretas para buscar avanços na qualidade de ensino em nosso Estado ", afirma Lopes.

Este ano o Fórum será realizado em cinco regiões do Estado. Além de Horizonte, professores e gestores de Icapuí também já participaram do debate. Em dezembro, Fortaleza receberá uma reunião final, para conclusão do Fórum 2011.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE)