Sem categoria

MEC: um a cada cinco cursos superiores é reprovado

Dos 4.143 mil cursos avaliados em 2010, pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 594 não atingiram resultado satisfatório, com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que varia em uma escala de 1 a 5. Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (17), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Ainda segundo o Inep, 1.115 cursos ficaram sem conceito porque não tinham um número mínimo de estudantes concluindo o curso. E, se considerar apenas as graduações que obtiveram CPC, as instituições com nota baixa representam 20% do total.

Os que obtiveram CPC 4 ou 5 são considerado bons e os com nota 3, satisfatórios. Cerca de 80% tiveram resultado entre 3 e 5 e só 58 cursos podem ser considerados de excelência, com CPC máximo (5). Além dos resultados do Enade, as notas são obtidas com base na infraestrutura da escola, no corpo de professores e no projeto pedagógico.

O Ministério da Educação (MEC) vai cortar vagas de todos os cursos que obtiveram CPC 1 ou 2 em 2010. A previsão é que 50 mil vagas sejam cortadas em diferentes áreas até o fim de 2011. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) baliza a expansão das vagas da educação superior no país porque prevê medidas de correção dos problemas para as instituições e cursos com baixos resultados.

“Para quem está fora dos parâmetros de qualidade, o Sinaes estabeleceu os termos que os trazem para a qualidade. Queremos que o sistema continue em expansão, mas com um freio naqueles cursos que estão com problema”, disse o ministro.

Haddad contou que cerca de 95% dos cursos de medicina que passaram pelo processo de supervisão do MEC por apresentar CPC instaisfatório em anos anteriores melhoraram o desempenho em 2010.

Entre os 19 cursos com CPC 1, quatro são oferecidos por universidades estaduais e o restante, por instituições de ensino privadas.

Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a universidade pública com melhor nota no índice do MEC. A instituição teve Índice Geral de Cursos (IGC) de 4,69 e faixa 5 (a maior do índice). Este é o primeiro ano que a universidade participa da avaliação. No total, foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários.

Depois da Unicamp, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ficou em segundo lugar entre as públicas — com IGC de 4,68 e faixa 5– e a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (EG), em Minas Gerais, a terceira colocada –com IGC 4,40, faixa 5.

As 158 instituições bem avaliadas (IGC 4 ou 5) que têm algum pedido de abertura de novos cursos em tramitação no MEC poderão ter autorização automática, sem necessidade de visitas.

A USP (Universidade de São Paulo), considerada a universidade mais importante do país, não aparece no ranking, pois não participa do Enade.

Veja quais são as 20 primeiras instituições públicas no ranking:

Instituição Sigla IGC Faixa IGC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP 4,69 5
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA ITA 4,68 5
ESCOLA DE GOVERNO PROFESSOR
PAULO NEVES DE CARVALHO
EG 4,40 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS UFLA 4,31 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS 4,30 5
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA IME 4,30 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP 4,29 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG 4,25 5
FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO FAMERP 4,18 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UFSCAR 4,16 5
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA UFV 4,14 5
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MOCOCA FATEC 4,07 5
CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ USJ 4,06 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ 4,01 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO UFTM 3,99 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – UNIFEI UNIFEI 3,98 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC 3,94 4
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE
CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE
UFCSPA 3,92 4
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNB 3,91 4
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
JÚLIO DE MESQUITA FILHO
UNESP 3,90 4

Fonte: Agência Brasil