Sem categoria

Ministro de Defesa afirma que Plano Colômbia terá continuidade

O ministro colombiano de Defesa, Juan Carlos Pinzón, se reunirá nesta quarta-feira (16) em Washington com o diretor da Agência de Inteligência Central (CIA), general David Petraeus, como parte de una visita que realiza aos Estados Unidos.

De acordo com o ministério militar colombiano, a agenda de Pinzón também inclui encontros com a presidente do Subcomitê de Apropiações da Câmara, Kay Granger, e com alguns membros do Comitê de Assuntos Internacionais.

O ministro colombiano iniciou na segunda passada (14) uma visita oficial aos Estados Unidos, a primeira desde que foi nomeado em seu cargo no último 31 de agosto.

Durante sua estada em território estadunidense, Pinzón se reuniu com Leon Pannetta, secretário de Estado Adjunto, William Burns, e o Conselheiro de Segurança Nacional Adjunto, Denis McDonough, entre outros funcionários.

Como resultado destas reuniões, Pinzón afirmou na terça-feira (15), que o governo dos Estados Unidos garantiu a continuidade de seu apoio militar e logístico à Colômbia, através de um polêmico programa conhecido como Plano Colômbia.

Na Colômbia, principal aliado dos Estados Unidos na América do Sul, a presença de militares e assessores desse país tem sido uma constante.

Assim, de acordo com documentos, acordos e convênios, operam na nação sul americana sob o pretexto da luta contra a insurgência, o narcotráfico, e mais recentemente contra o chamado terrorismo.

O referido Plano é descrito basicamente como a política criada e promovida pela Casa Branca para eliminar militarmente as forças da guerrilha da Colômbia.

Não obstante, analistas sustentam que seus alcances vão além do conflito armado interno, ao considerar que é um plano geopolítico de vida longa que pretende frear as forças progressistas da região.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Da redação do Vermelho,
Vanessa Silva