Sem categoria

Intelectuais discutem consolidação do processo de paz na Colômbia

Com o objetivo de abrir um espaço para reflexão sobre os processos de paz na Colômbia, organizações sociais e acadêmicas do país realizarão na próxima quinta-feira (17) um fórum de análise e discussões centrado neste tema.

Em declarações à Prensa Latina, Martha Roncancio, do comitê organizador, indicou que o evento busca construir uma memória coletiva sobre os diálogos de paz com um sentido crítico e criativo.

Leia também

Ministro de defesa afirma que Plano Colômbia terá continuidade
 

Com isso se pretende, explicou, reconciliar as visões sobre esses processos até a consolidação de um possível, após várias tentativas fracassadas.

Da mesma forma, reposicionar o diálogo e a negociação do conflito armado interno na agenda acadêmica e política contemporânea, acrescentou.

Roncancio indicou que entre os convidados ao fórum, se encontram vários comissionados de paz, que vão avaliar e dividir suas experiências entorno do papel que estes diálogos com a insurgência têm cumprido.

Para ele, as reflexões serão baseadas em vários eixos temáticos como o contexto histórico em que se produzem determinados processos, assim como sua legitimidade, legalidade e alcance do diálogo.
Por sua vez, vão analisar a construção de possíveis cenários de negociação na atual conjuntura política, onde o governo do presidente Juan Manuel Santos parece apostar na via militar, segundo se desprende de recentes ações e incursões militares.

Do outro lado, a guerrilha tem reiterado sua disposição para encontrar uma solução política ao conflito armado, mas sem a desmobilização de suas forças, como exige Santos.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Da redação do Vermelho,
Vanessa Silva