Estudante amazonense é eleita presidente do Senado Jovem

O Amazonas esteve em alta nesta quarta-feira (16/11) durante a solenidade de posse de 27 jovens senadores, etapa final do Programa Senado Jovem. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente da Comissão Coordenadora do Projeto, presidia a sessão e passou a presidência para a estudante Fernanda Barbosa Lucena Maciel, vencedora do concurso de redação no Amazonas, eleita naquele momento, entre os jovens finalistas, presidente do Senado Jovem.

Sen Vanessa Sen Fernanda

Fernanda destacou em seu discurso de posse que a democratização do País passa pela conscientização política dos jovens. Ela anunciou que os jovens senadores já têm três Propostas de Emenda à Constituição (PECs) para apresentar. Os 27 jovens senadores terão mandato de três dias, durante os quais vivenciarão o dia a dia de um senador, e poderão sugerir Projetos de Lei, PECs e todos os outros instrumentos legislativos dos parlamentares.

Os jovens senadores empossados são os vencedores do IV Concurso de Redação do Senado, do qual participaram estudantes do ensino médio de todo o Brasil, matriculados na rede pública de ensino. O senado desenvolve o projeto em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação. Entre os vencedores os três primeiros colocados foram, respectivamente: Matheus Farias, de Minas Gerais; Janaína Vilela, de Goiás; Carlos Araújo, do Distrito Federal.

A senadora Vanessa destacou que em todas as suas fases o Programa Senado Jovem visa promover a cidadania e estimular a participação política dos jovens. “Ao escreverem, cada um de sua forma, sobre o tema O Brasil que a gente quer é a gente que faz – tema do concurso de redação-, eles revelaram como a juventude vê o seu País, o que ela quer e espera dele. E isso é muito importante, tem um alcance político e social imenso”, disse a senadora.

O presidente do Senado, senador José Sarney, observou que dos 27 estudantes vencedores, 16 são mulheres. Para ele, isso demonstra o avanço do país no campo dos direitos sociais, como a igualdade de gênero. ”Essa é a visão do Senado do futuro. No Sendo do futuro, o número de mulheres será bem maior do que o número de homens”, disse.

Assessoria de Comunicação