CTB vence eleições do Sintaema-SP

Com a participação de mais de 8000 trabalhadores, as eleições do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo) deram a vitória para a Chapa 1, liderada por René Vicente dos Santos e vinculada à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

sintaema

O sindicato conta com mais de 14 mil trabalhadores na base, que tem empresas como a Sabesp, a Cetesb e a Fundação Florestal.

A Chapa 1 já havia demonstrado força no 1º turno, quando venceu por 44% dos votos, mas teve de enfrentar a segunda rodada eleitoral contra a Chapa 4, vinculada ao PSTU.

A apuração do segundo turno, que deu à vitória aos classistas, aconteceu na sexta-feira. Já entrava a madrugada quando foi anunciado o resultado final: 4254 (52%) para a Chapa 1 contra 349 (43%) da Chapa 4.

Solidariedade Classista

Além da base já histórica na categoria e a gestão bem avaliada à frente do sindicato, contribuiu para a vitória da Chapa 1 o grande envolvimento dos classistas de várias categorias na eleição. Na apuração, a presença de condutores, metroviários, eletricitários, trabalhadores em telemarketing, dentre outras categorias, demonstrava a unidade classista e a importância da vitória no Sintaema.

Homenagem aos companheiros

Assim que a vitória foi oficialmente anunciada, o presidente reeleito fez seu discurso de posse. "Temos que buscar melhorar e avançar ainda mais para atender a demanda da classe trabalhadora. Parabéns aos companheiros e companheiras, parabéns aos funcionários do Sintaema, agradeço a todos que nos acompanharam nesta vitória. A luta continua", agradeceu René.

O presidente ainda fez questão de dedicar a vitória ao ex-dirigentes do Sintaema, Apolinário e Paulinho, que faleceram neste ano. Ao reconhecer a vitória da Chapa 1, Abdon da Costa e Souza, líder da oposição, agradeceu os votos recebidos, a lisura do pleito e desejou sucesso à nova gestão, que lutará por conquistas para a categoria entre 2011-2015.

Com informações de www.sintaema.com.br