Sem categoria

Deputados comemoram Dia da Consciência Negra nesta sexta

A Câmara dos Deputados vai homenagear nesta sexta-feira (11), durante sessão solene alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra , que se comemora no dia 20 de Novembro. A data tem sido celebrada como uma contribuição de combate ao racismo no Brasil. O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), destacou a realização do Congresso Nacional da Unegro, este final de semana em Brasília, que ajuda na vida social e política do país, “ao levantar o grito contra o preconceito e a discriminação racial”.

O deputado Luiz Alberto (PT-BA), que solicitou a realização da sessão, disse que espera receber representantes de terreiros e de movimentos que lutam pela promoção da igualdade no Brasil, de diversas partes da Bahia e de outros estados.

“O ‘20 de Novembro’ se reveste, portanto, de um grande valor simbólico. É um elemento motivador na construção de uma sociedade na qual prevaleçam valores de inclusão e igualdade”, ressaltou.

Daniel Almeida fez referência a União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), que realiza, este final de semana, em Brasília, o seu 4º Congresso Nacional de Negros e Negras do Brasil, que tem como tema "Negros e Negras Compartilhando o Poder".

“O congresso deve mobilizar mais de mil pessoas de vários estados do Brasil, que irão debater questões relevantes, com vistas ao combate ao racismo e de construção de políticas afirmativas para o povo negro”, explicou o parlamentar, destacando “a contribuição que a entidade tem dado para a vida social e política do país, ao levantar o grito contra o preconceito e a discriminação racial”.

Para Daniel Almeida, “esta é uma veia aberta que ainda sangra. Mesmo nos tempos atuais, de avanços e democracia, muitos negros e negras ainda sofrem o destempero e massacre dos atos racistas. Não podemos mais permitir isso”.

De Brasília
Márcia Xavier