Sem categoria

Oposição formaliza pedido de impeachment contra Agnelo Queiroz

No Distrito Federal, dois partidos de oposição, o DEM e o PSDB, entraram nesta quarta-feira (9) com quatro pedidos de impeachment contra o governador Agnelo Queiroz (PT), na Câmara Legislativa. Agnelo é acusado de ter recebido propina para autorizar a comercialização de um medicamento quando era dirigente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agnelo nega todas as acusações e alerta para uma "armação".

São dois pedidos em nome do PSDB e de seu presidente e outros dois em nome do DEM e também de seu líder. Há um quinto pedido feito por um advogado identificado como Rodrigo Pereira.

“O esclarecimento das denúncias é necessário. Se elas forem falsas, Agnelo corre riscos. Se forem verdadeiras, quem corre riscos é o povo de Brasília”, afirma o presidente em exercício do diretório do PSDB, Raimundo Ribeiro.

Os pedidos, recebidos pela Mesa Diretora, foram encaminhados para análise da Procuradoria da Casa. Se preencherem os requisitos exigidos, vão para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será criada uma comissão de análise. Somente após serem aprovados na comissão é que os pedidos são encaminhados para votação no plenário.

A deputada distrital Celina Leão (PSD) tenta, por sua vez, formalizar uma investigação sobre o assunto na Casa. Conseguiu seis das oito assinaturas necessárias para se protocolar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Além dela, também assinaram Aylton Gomes (PR), Eliana Pedrosa (PSD), Liliane Roriz (PRTB), Rôney Nemer (PMDB) e Wellington Luiz (PSC).

Vídeos

O líder do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal, Chico Vigilante, divulgou na terça-feira (8) um vídeo com Daniel Tavares negando que tenha dado entrevistas para a Revista Veja ou qualquer outro veículo e blogueiros. Segundo as deputadas do PSD, Celina Leão e Eliana Pedrosa, Tavares teria acusado o governador do Distrito Federal de cobrança de propina quando era dirigente da Anvisa.

“Isso foi uma quantia que ele tinha me emprestado numa fase em que eu estava com muita dificuldade e assim que eu tive condições financeiras, ressarci o dinheiro. Foi uma transferência bancária. Não tem nada a ver com outra coisa. É simplesmente um dinheiro que ele me emprestou e que tinha que pagar para ele”, diz Daniel Tavares na gravação.

Hoje, Tavares concedeu entrevista à TV Record e voltou a negar que tenha dado propina ao governador. 

Confira os vídeos:


Entrevista de Daniel Tavares à Record, divulgada na terça-feira (8)


Declaração de Daniel Tavares negando irregularidades e que tenha concedido entrevistas à imprensa

da redação, com agências