Heróis da Revolta dos Búzios são tema da campanha Novembro Negro

A campanha Novembro Negro, promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) da Bahia, terá como tema este ano os Heróis da Revolta dos Búzios. Depois de 213 anos da Revolta, em março de 2011, a presidenta Dilma Rousseff sancionou uma lei que reconhece Lucas Dantas, Manoel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus como heróis nacionais e seus nomes foram finalmente inscritos no “livro de aço” em Brasília, juntamente com o de Zumbi dos Palmares.

Os quatro mártires da Revolta dos Búzios são os primeiros negros baianos que entraram para o panteão de heróis da pátria. Ciente de que, após 213 anos, os ideais desses revolucionários ainda continuam norteando as políticas públicas para promoção da igualdade racial, a Sepromi apoiará e promoverá uma série atividades em comemoração ao mês da consciência negra, além de celebrar esse reconhecimento histórico que ficará para posteridade.

“Precisamos nos espelhar constantemente na contribuição histórica que esses heróis deixaram, afinal, os ideais de 213 anos atrás continuam fazendo parte do nosso projeto político. E é nesta perspectiva que em 2012 a Sepromi vai realizar o Agosto da Igualdade, em que sempre celebraremos o mês da Revolta dos Búzios, como período de grande relevância, assim como o Novembro Negro”, afirmou o secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio.

Ainda em novembro, fechando as comemorações deste importante ano, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional dos Afrodescendentes, entre os dias 16 e 19, Salvador sediará o AFRO XXI, Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, em que está prevista a participação de chefes de Estado de diferentes nações que têm em sua população uma grande representatividade dos afrodescendentes.

Fonte: Ascom da Sepromi Bahia.