Chapa 1 mantém histórico de luta com atual direção

Nos dias 17 e 18 de novembro, trabalhadores da educação do Estado estarão participando da eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Atualmente, a entidade conta com 28 mil profissionais filiados, os quais estarão se mobilizando das 8h às 20h, na capital, região metropolitana, núcleos regionais e municipais.

Segundo a vice-presidente Antonieta Trindade, serão disponibilizadas 123 urnas para votação, cada setor ou cidade do interior deve contar com uma determinada quantidade de urna móvel e fixa. “Isso é garantido pelo estatuto do sindicato e, em termos de coleta de voto torna o processo eleitoral muito mais democrático porque o professor que não teve a oportunidade de votar no momento em que a urna passou pela sua escola, pode procurar uma fixa e registrar seu voto”, argumentou.

“Nós dividimos a Região Metropolitana em 15 setores cada setor tem um representante do sindicato que trata de visitar as escolas daquela área e fazer a ponte entre a escola e o sindicato. Então, haverá a eleição da nova diretoria, do conselho fiscal, dos representantes setoriais, núcleos regionais e municipais”, explicou.

Na ocasião, três chapas estão concorrendo aos cargos para a nova gestão, a vencedora assumirá em dezembro e administrará o Sintepe no triênio 2012-2014. A chapa 1 nomeada: Sintepe: Independente, Classista e de Luta é formada pela atual direção que tenta se reeleger, formada por sindicalistas da CTB e CUT, a maioria filiado ao PCdoB e ao PT. A chapa 2, Oposição, Novo tempo, novo Sintepe é formada pelo MOVSOL e PSTU. Já a chapa 3, Pra Mudar, é composta por forças mais conservadoras.

De acordo com Valéria Silva, uma das representantes da CTB na Chapa1, esta composição une pessoas com mais experiência ao mesmo tempo em que há uma renovação. “Há uma diferença na nossa chapa porque temos o apoio de várias entidades brasileiras importantes como a CNTE, CTB e CUT. Além de intelectuais de referência na luta pela educação, como Pablo Gentili, diretor da FLACSO Brasil que estão do nosso lado”, comentou. 

Para Antonieta Trindade, a Chapa 1 representa um esforço de unidade entre as forças mais avançadas que atuam no movimento dos trabalhadores em Educação. “Ela combina com a continuidade e a renovação da direção garantindo o avanço e a conquista do que ainda não foi alcançado. Tendo a maturidade para reconhecer todas as melhorias que já obtivemos, como: o reajuste de 18.60% para os professores conquistados na campanha salarial de 2011, a garantia do pagamento do reajuste do piso salarial em janeiro de 2012 e a redução da jornada de trabalho com o reajuste salarial, entre outras”, salientou.

Fique por dentro

Veja mais informações sobre a chapa 1 no Blog www.chapa1sintepe.wordpress.com, como a Carta Programa, quais os compromissos que serão assumidos com a categoria, as grandes entidades que estão apoiando esta composição e os depoimentos de intelectuais de destaque na Educação Brasileira.

Os nomes que compõe a chapa 1 são: Presidente Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho; Vice-Presidente Maria Antonieta da Trindade Gomes Galvão; Secretaria Geral Marinalva Gomes da Silva Lourenço, Elisangela Barbosa Wanderley; Secretaria de Finanças Paulo Roberto Batista da Rocha, Wilson de Souza Macêdo; Sec. de Formação Política e Sindical Edeildo de Araújo Silva Filho, Valéria Conceição da Silva; Secretaria para Assuntos dos Aposentados Severina Moreira Porpino, Antonia Pereira Cavalcanti; Secretaria para Assuntos Educacionais Rita de Cássia Filgueiras Barreto, Jair Cavalcanti D’Emery Filho; Secretaria de Filiação e Patrimônio, José Agripino Pereira, Pedro Nóe Batista da Silva, Secretaria para Assuntos Municipais, José Martins da Silva, Francisco de Assis Maciel; Secretaria de Comunicação José Fernando de Melo, Zélito de Oliveira Passavante; Secretaria para Assuntos do Interior João Alexandrino de Oliveira, William Menezes dos Santos; Secretaria de Política Sociais, José Ivo Silva, Alexandre Balbino Bezerra, Secretaria para Jurídicos e Legislaçã, José Severino de Barros, Dilson José Marques Guedes; Secretaria para Assuntos de Gênero, Jorgiane Araújo Ferreira Barbosa,Valéria Pereira de Oliveira. Suplentes da direção: Cleidimar Barbosa dos Santos, Séphora Marinho de Freitas, Aldamare Maria da Silva Santos, Vânia Maria Alves Albuquerque e Noel Ferreira de Albertin.

Do Recife,
Elaine de Paula.