Sem categoria

Ferroviários da França participarão de greve continental europeia

O sistema ferroviário na França começará sua paralisação de maneira parcial nesta segunda-feira (7) à noite, quando vários sindicatos aderirão à conclamação do setor na União Europeia para protestar contra os planos de privatização dos serviços ferroviários.

As linhas dos trens Lunéa, que ligam Paris a Toulouse e Nice, só colocarão em circulação um trem de ida e volta na noite da segunda-feira.

Na terça-feira a paralisação em todo o país será mais sensível, em particular no norte e no oeste, descartando-se porém a greve total para evitar que a população enfrente graves problemas, de acordo com as organizações sindicais.

Gilbert Garrel, principal dirigente da Central Geral de Trabalhadores no setor ferroviário, disse que a medida tem como objetivo informar os usuários e avisá-los dos planos de privatizar as linhas.

Este mês, a Comissão de Transporte da União Europeia voltará a discutir em Bruxelas um polêmico projeto para incorporar empresas privadas à prestação deste serviço, com o pretexto de estimular a concorrência.

Atualmente, a maior parte das ferrovias é estatal, o que permite oferecer um preço relativamente baixo para a locomoção de passageiros e o transporte de mercadorias.

A injeção de capital privado, cujo principal objetivo é o lucro ao menor custo possível, implicaria a demissão de milhares de trabalhadores em todo o continente e o aumento do preço nas viagens locais, nacionais e internacionais, opinam analistas.

Este projeto já tem vários anos de estudo, mas até o momento a oposição dos sindicatos, que agrupam dezenas de milhares de operários vinculados direta ou indiretamente ao transporte ferroviário, evitou sua colocação em prática.

A greve continental será cumprida até as primeiras horas da madrugada da quarta-feira.

Com informações da Prensa Latina