Sem categoria

Jogos dos Povos Indígenas começam sábado com presença de Aldo

A 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas começa neste sábado (5) em Porto Nacional (TO). Os jogos são considerados um dos maiores encontros esportivos culturais e tradicionais de indígenas da América. O objetivo é promover o esporte socioeducacional como identidade das culturas autóctones,para a promoção da cidadania indígena, da integração e dos valores originais.

Este ano, a programação vai ser dividida em duas temáticas. A primeira é voltada para o Fórum Social Indígena e a Rio+20, com foco na Conferência Internacional do Meio Ambiente e nas discussões sobre a economia verde, além de temas relacionados à sustentabilidade e à preservação das tradições indígenas. A segunda é o intercâmbio esportivo e cultural das etnias e o debate de propostas sobre a inclusão indígena no legado da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na última terça-feira (1º) sua intenção de transformar os Jogos em um evento internacional. O ministro comunista prometeu também se empenhar para ampliar a infraestrutura dos jogos. Rebelo disse também que pretende incluir os povos indígenas em outros eventos esportivos.

O ministro também se comprometeu a participar da abertura dos próximos jogos nacionais, de 5 a 12 deste mês, em Porto Nacional (TO). O evento deverá reunir 1.400 participantes.

O Ministério das Relações Institucionais confirmou no início da noite desta quinta-feira (3) a presença da ministra Ideli Salvatti na abertura do evento.

Com esta confirmação, a abertura será feita pelo Governador do Tocantins Siqueira Campos (PSDB) e terá a participação de cinco ministros: do Esporte, Aldo Rebelo; da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Cultura, Ana de Holanda; da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Da redação, com agências