Sem categoria

PCdoB: Fanny está viva nas lutas das mulheres e trabalhadores

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) emitiu nota de pesar por conta da morte da companheira Fanny Edelman, exemplo de força e combatividade para toda a esquerda latino-americana e mundial. Leia a íntegra da nota, abaixo:

Foi com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento da companheira Fanny Edelman. Fanny foi exemplo de força e combatividade para toda a esquerda latino-americana e mundial.

Leia mais:
Morre a presidente e fundadora do PC da Argentina, Fanny Edelman
Walter Sorrentino: Fanny Edelman, inesquecível

 

Incansável lutadora pela emancipação da humanidade, Fanny desenvolveu sua militância ao longo de grande parte do agitado século 20 – das revoluções socialistas, de intervenções imperialistas, de libertação nacional e contrarrevoluções conservadoras.

Foi uma das pioneiras no combate à visão reducionista que via marxismo e feminismo como ideias contrapostas. Ao contrário, via no marxismo uma teoria para a emancipação humana, razão que também movia e move o feminismo. Assim como somente o marxismo se propunha a explicar historicamente e desnaturalizar a opressão das mulheres e, mais amplamente, dos trabalhadores.

Dirigente de grande fôlego teórico, foi além dos paradigmas do movimento feminista ao reafirmar o socialismo como único sistema capaz de abrir caminho para a real emancipação das mulheres. E foi ao desenvolvimento deste conteúdo que Fanny dedicou a quase totalidade de seus cem anos de vida.

Fanny combinou firme luta em defesa dos direitos das mulheres com belíssima trajetória internacionalista. De brigadista na Guerra Civil Espanhola a secretária-geral da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), por todas essas tarefas perpassava a mesma inabalável convicção: da necessidade de derrotar o sistema capitalista e substituí-lo por uma nova ordem, mais elevada e justa, onde triunfem todos os trabalhadores, sem discriminações de nenhum tipo.

Fanny Edelman não morreu. Ela permanece viva nas lutas das mulheres e trabalhadores de todo o mundo pelo fim das injustiças e pela construção do socialismo!

Renato Rabelo
Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Ricardo Alemão Abreu
Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Liége Rocha
Secretária Nacional da Mulher do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)