No aniversário de 66 anos, Lula pede mais militância na internet

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou 66 anos nesta quinta-feira (27). Ele agradeceu aos milhares de internautas que o parabenizaram por meio das redes sociais. “Se vocês continuarem twittanto, vocês vão consolidar a democracia, vão democratizar mais os meios de comunicação e a gente vai poder ter mais informações sem que as pessoas mudem aquilo que a gente quer falar, sem que as pessoas tentem fazer a cabeça dos outros. Nós agora fazemos a nossa cabeça”, disse Lula.

Lula comemorou o aniversário no instituto que leva seu nome. Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.

Mais tarde, recebeu amigos em seu apartamento, em São Bernardo do Campo. Quatro ministros do governo Dilma Rousseff participam da festa: Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Miriam Belchior (Planejamento), Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Haddad (Educação). Foi o primeiro aniversário que ele comemorou após exercer o cargo de presidente nos últimos oito anos.

No mesmo dia, o ex-presidente também gravou um vídeo em que agradece as mensagens de parabéns recebidas pela internet. "Mais da metade desses 66 anos eu dediquei à luta pela conquista da democracia desse país", disse no vídeo em que defendeu a democratização dos meios de comunicação:

O vídeo foi gravado antes que o ex-presidente soubesse do câncer que ataca sua laringe. A expectativa é que a cura da doença ocorra após um tratamento com duração de quatro meses, segundo Luiz Paulo Kowalski, um dos médicos da equipe do hospital Sírio-Libanês que cuida do ex-presidente.

Por conta dos efeitos colaterais do tratamento, Lula perderá o cabelo e também sua característica barba, que cultiva desde jovem.

O médico disse à Folha que o câncer do ex-presidente tem como causas o tabagismo (ele só parou de consumir cigarros há dois anos) e a herança genética. A doença levou à morte dois de seus irmãos.

Da Redação, com agências

Leia mais:
-Para médicos, Lula tem chances de cura e não deve ter sequelas
-Chávez: “Lula, irmão, viveremos e venceremos!”
-Renato Rabelo: Lula vai superar mais este grande desafio