Sem categoria

Dilma visita Lula em hospital de São Paulo

A presidente da República, Dilma Rousseff, chegou ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, às 18h35, acompanhada do secretário da Presidência, Gilberto Carvalho, para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está internado para o tratamento de um tumor na laringe. Eles desembarcaram no heliponto do hospital.

Lula faz tratamento para câncer

Após a visita, a presidente afirmou que Lula está de muito bom humor e que conversou sobre temas diversos com o ex-presidente. "Ele está maravilhoso. Ele está expcepcional de humor, com aquela alegria dele", disse Dilma.

Lula se internou hoje para iniciar quimioterapia para combater a doença. Pela manhã, a equipe médica que trata o ex-presidente afirmou que o resultado de uma biópsia realizada mostrou que o tumor na laringe de Lula tem "nível de agressividade médio".

Leia mais:
Dilma embarca para a França onde se reúne com Brics e G20
 

“É o tumor mais comum dessa região, tem agressividade clássica dos tumores dessa região. É considerado um tumor intermediário, que tem um crescimento razoável se não for tratado. (…) O tumor foi detectado em um estágio intermediário. Ele é relativamente inicial, mas não tão inicial que dê para resolver com uma pequena cirurgia, mas ele é localizado, para nós isso é muito importante”, disse Paulo Hoff, oncologista da equipe que trata o ex-presidente Lula.

Segundo o cirurgião Luiz Paulo Kowalski, até 20 anos atrás o caso seria tratado com cirurgia. Mas, novos estudos mostram que o resultado da cirurgia e da quimio e radio em termos de cura são exatamente iguais e oferecem as mesmas possibilidades de cura.

Por conta da posição que o tumor se encontra, caso a opção dos médicos fosse pela cirurgia, seria necessário, por margem de segurança, retirar parte das cordas vocais.

Também visitaram o ex-presidente o ministro Guido Mantega e seu ex-sócio e compadre Roberto Teixeira.

Agenda

Lula suspendeu sua agenda de viagens nacionais e internacionais até janeiro de 2012, após tomar conhecimento do diagnóstico de sua doença, no sábado (29). Lula tem feito palestras e se encontrando com chefes de Estado.

Com agências