Sem categoria

Cúpula Ibero-americana aprova Declaração de Assunção

A 21ª Cúpula Ibero-americana de chefes de Estado e de governo terminou neste sábado (29) com a aprovação da Declaração de Assunção e de outros documentos e a passagem da presidência rotativa para a Espanha.

O salão principal do Centro de Convenções da Confederação Sul-americana de Futebol, em Luque, foi a sede da plenária de mandatários e chefes de delegações, que apresentaram seus pontos de vista sobre o tema da reunião – a Transformação do Estado e o Desenvolvimento.

Desde a terça-feira (25), os coordenadores nacionais, os responsáveis pela cooperação e os chanceleres prepararam os documentos que foram avaliados e aprovados pelos governantes neste sábado.

São 18 comunicados especiais, cinco a mais que o número de documentos aprovados na anterior reunião, em Mar del Plata.

A cúpula realizou-se em um momento privilegiado da história do Paraguai e dos povos latino-americanos, como foi destacado por Lugo.

O mandatário assinalou que o tema da reunião coincide com um tempo de muitas tensões das economias dos países desenvolvidos, "ao que se somam as mobilizações populares, que estão buscando algum rumo, a partir dos seus cidadãos".

"No fundo, tudo se vincula ao debate sobre o papel do Estado e, com ele, sobre o direito de participar e decidir sobre políticas econômicas", assegurou.

O presidente paraguaio destacou que os modelos econômicos aplicados na região até agora foram importados e estão esgotados.

Assistiram à abertura do encontro os presidentes Evo Morales (Bolívia), Ollanta Humala (Peru), Aníbal Cavaco (Portugal), Ricardo Martinelli (Panamá), Felipe Calderón (México), Sebastián Piñera (Chile), José Luis Rodríguez Zapatero (Espanha), Antoni Martí (Andorra) e o anfitrião.

Estiveram presentes os vice-presidentes do Brasil, da Colômbia, de Honduras e do Uruguai, bem como os chanceleres da Argentina, de Cuba, do Equador, de El Salvador, da Guatemala, da Nicarágua, da Rep. Dominicana e da Venezuela.

Agências