Sem categoria

Austrália: empresa aérea paralisa voos em represália aos trabalhadores

A companhia aérea australiana Qantas Airways decretou locaute aos trabalhadores em greve desde setembro para reivindicar melhores condições e salários. A categoria também discorda da estratégia da empresa de concentrar voos na Ásia. O locaute é uma greve às avessas, quando a empresa decide paralisar suas atividades como uma forma retaliação aos empregados.

Para tanto, a companhia aérea determinou que todos os seus aviões deverão ser mantidos em solo, seja de rotas domésticas seja de rotas internacionais, por prazo indeterminado. Segundo comunicado da empresa, todos os trabalhadores estarão, a partir da noite de segunda-feira, em locaute – situação em que a entidade patronal recusa-se a ceder aos trabalhadores os instrumentos de trabalho necessários para a sua atividade.

"Pilotos, engenheiros autorizados e o staff responsável pela bagagem, operações em solo e catering são essenciais para as operações da Qantas e para o locaute, portanto, será necessário que todos os aparelhos sejam mantidos em solo", informou a companhia aérea.

Estão com atividades paralisadas os carregadores de bagagens, engenheiros e pilotos. Por conta disso, segundo a  empresa, há um custo a mais de 15 milhões de dólares australianos (US$ 16 milhões) por semana. Por conta disso, 70 mil passageiros foram afetados e mais de 600 voos cancelados. A decisão da companhia de manter em solo seus equipamentos aéreos afetará 108 aviões em 22 aeroportos.

"Os aviões ficarão em solo pelo tempo necessário para atingirmos uma conclusão sobre isso", afirmou o executivo-chefe Alan Joyce, em uma áspera entrevista coletiva na qual afirmou que não aceitarão o caminho mais fácil para sair do impasse, que seria aceitar as exigências dos sindicatos.

"Isso destruiria a Qantas no longo prazo", afirmou. "Eu estou tomando uma decisão corajosa, uma decisão inacreditável, uma decisão muito dura, e aterrissar todos os voos."

com agências