Sem categoria

Vanessa Grazziotin comemora ponte e ampliação da Zona Franca

No dia do aniversário de 342 anos da cidade de Manaus (AM), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou em Plenário nesta segunda-feira (24) a ida da presidente Dilma Rousseff à capital do Amazonas para entrega de dois presentes à cidade. O primeiro foi a inauguração da ponte sobre o Rio Negro. O segundo foi a assinatura da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ampliando o prazo e a extensão da Zona Franca de Manaus.

Vanessa Grazziotin registrou que a presidente Dilma e o ex-presidente Lula estiveram pela primeira vez juntos em uma solenidade oficial do governo. O motivo, disse a senadora, foi a importância da obra inaugurada por eles na cidade, ligando Manaus ao município de Iranduba. A ponte tem 3.595 metros de comprimento, sendo a terceira maior ponte de água doce do mundo. Ao custo de R$ 1 bilhão, levou quase quatro anos para ser concluída.

“Esta obra era necessária para dar um desenvolvimento mais ordenado à região. Eu não tenho dúvida que, a partir de hoje, muitos dos investimentos que são feitos na cidade de Manaus se deslocarão para o município de Iranduba. Aliás, é exatamente lá que está prevista a construção da cidade universitária, ou seja, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), maior universidade do estado, planeja a construção da cidade universitária no município”, afirmou a senadora.

Vanessa Grazziotin disse ainda que a presidente Dilma, ao visitar Manaus há alguns dias para uma reunião de governadores da região Norte, prometeu voltar no aniversário da cidade com um presente para a população. O presente foi a assinatura da PEC, que será encaminhada ao Congresso Nacional ainda esta semana, prorrogando por mais 50 anos a vigência da Zona Franca de Manaus.

A proposta deve agora ser votada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. De acordo com as regras atuais, os incentivos da zona franca vencem em 2023. O texto da lei também amplia o polo industrial de Manaus para a região metropolitana da capital amazonense.

Segundo a senadora, a medida é importante para o estado porque a área reservada à Zona Franca, definida há 44 anos, está saturada. Os poucos terrenos ainda não ocupados não seriam apropriados para receber instalações industriais.

“A ampliação será importante para a consolidação do polo industrial, que registra para este ano faturamento na casa dos R$40 bilhões e já atingiu a meta de criação de 120 mil empregos diretos”, diz a parlamentar. Para a senadora do Amazonas, esta segunda-feira foi um "dia histórico" para os amazonenses.

De Brasília
Com Agência Senado