Dilma prorroga Zona Franca de Manaus por 50 anos

Anúncio foi feito na inauguração da Ponte do Rio Negro realizada na manhã desta segunda (24). Presidente estendeu os benefícios para à Região Metropolitana.

Inauguração ponte - Raimundo Valentim/D24am.com

Manaus – A presidente Dilma Rousseff anunciou durante discurso na cerimônia de inauguração da Ponte do Rio Negro nesta segunda (24), a prorrogação da Zona Franca de Manaus por 50 anos e a extensão dos benefícios do projeto para toda a região metropolitana.

Dilma afirmou que a prorrogação se deve ao reconhecimento do governo para um povo que, segundo ela, sempre a ajudou e também uma forma de valorizar a riqueza da biodiverisadade da região e importância da floresta.

“Disse que voltaria pela terceira vez e iria trazer um presente de aniversário para Manaus. E aí eu trouxe dois presentes. O primeiro é a prorrogação da Zona Franca, por 50 anos. O segundo estende à Região Metropolitana de Manaus os mesmos benefícios”, disse a presidente.

Dilma se mostrou preocupada com o público que sofria com o aperto e calor, apressando o breve discurso.

Em seu discurso a presidente afirmou que o futuro do país para pela união de desenvolvimento econômico, geração de emprego com a preservação do meio ambiente.

Discursos
O atual governador Omar Aziz discursou logo em seguida e falou que o projeto de mudar o Amazonas começou em 2003, ao lado do atual senador Eduardo Braga no governo do estado. Segundo Omar, a mudança começou com a mentalidade de que era possível a realização de grandes projetos na região.

“Quando está tudo pronto parece que é fácil. Mas não é. Começamos a pensar o Amazonas de uma forma diferente. Demonstrando que com união e parcerias certas é possível avançar”, disse Omar.

Omar também aproveitou para agradecer Lula e Dilma pelo apoio dado ao Amazonas durante o governo de ambos.

O governador também falou sobre os projetos futuros que pretende realizar em parceria com a Presidência da República, como a duplicação da estrada Manacapuru-Iranduba, a construção do porto em Manacapuru e o desenvolvimento da produção de telhas de barro em Novo Airão.

Omar também criticou governos anteriores ao de Lula que, segundo ele, sempre deixaram o Amazonas no esquecimento. Ele também comentou que não “está a fim de picuinhas políticas”, uma indireta aos que apontavam um atrito entre ele e Eduardo Braga sobre quem seria o principal responsável pela construção da Ponte do Rio Negro.

“Pela ousadia e coragem do Eduardo, e principalmente pela coragem do povo amazonense em fazer sempre mais, essa obra não vai servir somente para que os carros possam ir de um lado a outro, mas representa o desenvolvimento do Solimões e do Purus”, disse Omar.

Lula
Já o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva revelou que fez um pedido à Dilma logo depois que deixou a Presidência da República. Segundo ele, de todas as obras que ele deixou para inaugurar em seu governo, a que ele mais queria ir era a da Ponte do Rio Negro.

“A verdade é que tinha muita gente que não acreditava. Que botava dúvida nessa obra”, comentou Lula.

O ex-presidente afirmou que sabia de todo o sacrifício do povo amazonense para realizar a obra e que, por isso, não poderia deixar de prestigiar o evento. Lula ainda parabenizou Omar Aziz e Eduardo Braga pelo feito de inaugurar a Ponte, além de dizer que Dilma mostra o valor da mulher brasileira. Ao final do breve discurso, o ex-presidente pediu calma à população que estava presente ao evento com medo de que alguma tragédia acontecesse.

Chegada à Manaus

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), chegou à Manaus por volta de 9:40hrs, aterrisando no Terminal 2, do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Recepcionaram a presidente no aeroporto o governador Omar e o vice-governador, José Melo, os senadores Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), além de outros parlamentares locais.

Sob forte aparato de segurança da Polícia Federal (PF), e escolta da Polícia Militar (PM), a presidente saiu em comboio pela Av. do Turismo, e seguiu pela Ponta Negra, entrando no bairro da Compensa.

A estimativa, segundo a PM é que mais de 100 mil pessoas estejam nas imediações da ponte no lado de Manaus. Na outra ponta, em Iranduba, espera-se pouco mais de cinco mil pessoas, vindas dos municípios e comunidades próximas. Pelo menos 300 policias da PM fazem a segurança no local do evento, que conta ainda com reforço de policiamento nas ruas do bairro da Compensa que dão acesso ao local.

Muito calor e Tumulto
Segundo informações do SAMU, quatro pessoas passaram mal devido ao forte calor no local da Ponte Rio Negro. Não há mais espaço na área reservada para o público e o Corpo de Bombeiros recomenda que as pessoas não sigam mais para o local. Jatos de água são jogados no público para amenizar o calor.

Logo após a chegada de Dilma Rousseff, houve um tumulto. Pessoas que estavam próximas à grade que separam o palco do público, tentaram invadir o local da cerimônia para ver a presidente. De acordo com informações da polícia há feridos, mas não há detalhes de se alguém se machucou gravemente.

Fonte: Portal D24am.com