Realizada 1ª reunião da nova direção estadual do PCdoB em Alagoas

A reunião da nova direção estadual do PCdoB-AL – eleita na 16ª Conferência Estadual – foi aberta pelo presidente estadual, Eduardo Bomfim, com uma intervenção em que analisou a conjuntura internacional, nacional e o quadro no estado de Alagoas e seus municípios. O evento aconteceu na sede da Adufal, em Maceió, no sábado (15).

reunião direção AL

Destacando o avanço do governo Dilma no que se refere à postura do Banco Central na redução dos juros, Bomfim destacou que as forças de direita e a grande mídia caminham numa ofensiva contra o governo federal e as forças populares e que temos em perspectiva a mobilização em defesa da política econômica e seus avanços e do governo da presidente Dilma, cuja desestabilização se pretende.

Bomfim enfatizou a perspectiva de grandes vitórias eleitorais contra a burguesia e a direita no Brasil, no confronto político e ideológico que vem ocorrendo desde 64 só que, agora, num contexto internacional favorável. Destacou que o Partido não pode perder seu rumo da batalha político-eleitoral, do projeto para 2012.

Afirmou que o PCdoB em Alagoas vai atingindo uma nova etapa quantitativa e qualitativa, dando como exemplos o Partido em Maceió e Arapiraca. Destacou que é uma vitória coletiva do Partido, que está dando um grande salto.

Bomfim adiantou que está confirmada a vinda do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, a Maceió, no próximo dia 19 de novembro, e que é muito importante a preparação dessa atividade, no processo de construção do PCdoB em Alagoas. O ato com a presença de Renato Rabelo, que fará uma palestra e o lançamento da publicação “Alagoas, os grandes desafios – Documentos do PCdoB-AL 2011”, tem como objetivo reunir os presidentes municipais e secretários de Organização do PCdoB dos municípios alagoanos, todos os pré-candidatos pelo PCdoB em Alagoas, além de militantes, filiados, amigos e a sociedade alagoana. A tarefa é de uma ampla convocação e mobilização na organização do ato.

Sinval Costa, membro da Comissão Executiva Estadual de Organização, destacou o crescimento e a renovação concreta do Partido no Estado, em que as viagens da direção estadual pelos municípios, com a participação nas diversas atividades no processo de Conferências, deram base a esse projeto de construção partidária.

Sinval falou da perspectiva de construção de chapas próprias a vereadores em vários municípios, destacando o caso de São Miguel dos Campos em que o PCdoB lançará a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Josefa, a vereadora, e enfatizou a luta pela vitória nas próximas eleições para a direção do Sindicato, que deverá se realizar por volta de março/abril do próximo ano.

Destacou que o PCdoB-AL já conta no quadro atual com mais de duzentos pré-candidatos a vereadores, citando como exemplos o caso dos municípios de Campo Alegre, Rio Largo, Delmiro Gouveia e Maceió, onde o Partido deu um grande salto.

Sinval se deteve a apresentar o quadro vitorioso da Conferência Estadual, em cujo processo foram criadas direções municipais em municípios nos quais não havia anteriormente. Destacou ainda a filiação ao PCdoB do vereador e secretário de Administração de Barra de Santo Antônio, Joelson Júnior. Relatou que o Partido tem direções eleitas em 42 municípios, com vistas à participação no projeto eleitoral de 2012.

Foi apresentada a proposta da Comissão Executiva Estadual de Organização de constituição de uma Comissão Estadual de Organização, cuja composição é submetida à direção estadual, com uma formação por secretários de Organização e alguns presidentes municipais: Alessandro (Maceió), Tiago (Marechal Deodoro), Givanildo (Pilar), Jailson (Rio Largo), Wagner Luís (Arapiraca), Dinda (Campo Alegre), Genival (São Miguel dos Campos), Adelmo (Colônia Leopoldina), Tomás (Santana do Ipanema), Afrânio Jorge (Pão de Açúcar), Beth (Delmiro Gouveia), Cargilson (Água Branca), Nilton Roberto (Piranhas) e Valdice (Penedo). A proposição foi aprovada pelo Comitê Estadual.

Em seguida diversos membros da nova direção estadual fizeram suas intervenções, dentre os quais Genival, secretário de Organização do PCdoB de São Miguel dos Campos, que afirmou que o Partido no município está formando um grupo não só com vistas às eleições mas com intuito de ter vida longa e para construção de um projeto democrático e popular. Genival considerou ser de grande importância a reunião de todos os pré-candidatos do Partido no Estado, com a presença da direção estadual e de seu presidente Eduardo Bomfim.

Dinda, presidente do PCdoB de Campo Alegre, considerou que é necessário adequar o projeto político-eleitoral à realidade de cada município e que o PCdoB vem demonstrando credibilidade e força de vontade. Enfatizou ainda a necessidade de acompanhamento e da presença da direção estadual e de seu presidente no município.

Cláudia Petuba, secretária de Juventude do PCdoB em Maceió, falou dos 27 anos da UJS, e da história de luta do Partido e de sua presença no governo federal, em setores importantes para o País, como no Ministério dos Esportes, no Turismo, na Agência Nacional do Petróleo.

Em relação à batalha eleitoral, Cláudia destacou que o processo de filiações, que se encerrou há pouco, é apenas cinquenta por cento de todo o trabalho partidário e que muito ainda deverá ser realizado. Afirmou que o PCdoB de Maceió está preparando um ciclo de debates com os pré-candidatos, para discussão sobre Maceió e seus problemas, além de questões relativas à campanha em si, para, a partir da análise concreta da realidade de Maceió, se trabalhar na construção do projeto político.

Marcelo Malta, vereador em Maceió, destacou o enfrentamento que no decorrer da história do Brasil, se tem travado contra as forças conservadoras e que hoje a situação das forças no poder, o crescimento do Brasil, com democracia, está causando a fúria das elites e o retorno da tantas vezes repetida, na história do País, campanha contra a “corrupção”, com o objetivo de atingir governos progressistas.

Marcelo acrescentou que é importante o estímulo e a emulação aos pré-candidatos e que o Ato com a presença de Renato Rabelo constituirá um grande fechamento para o ano de 2011.

Naldo, presidente estadual da UJS, propôs que a atual Comissão Executiva Estadual de Organização se constitua como o Departamento Estadual de Quadros, face ao conhecimento em detalhe do Partido no Estado. Afirmou ainda que deverão ser preparados cursos de formação nos municípios e que numa grande campanha de formação no Estado, com o curso do Programa Socialista deverão ser formados muitos monitores para disseminação do mesmo.

Afrânio Jorge, presidente do PCdoB de Pão de Açúcar, afirmou que é grande o crescimento do Partido no município e que é importante um planejamento realista do potencial das pré-candidaturas. Destacou que pretendem dar continuidade ao trabalho de construção do Partido após as eleições e que é fundamental que tenhamos vereadores que sejam diferenciados, que saibam fazer política, que se destaquem. Agir enquanto grupo, numa estrutura coesa de Partido, com participação na administração com lisura. Valorizar a todos que participam e que se propõem a fazer um trabalho de cunho social. Chamou atenção para o fato de que é preciso manter a política sempre em ascensão e que o PCdoB em Alagoas é igual em seus princípios mas diferente hoje na disposição que apresenta.

Alba Correia, membro da Comissão Executiva Estadual de Organização, destacou o acerto do trabalho político-organizativo da Comissão. Afirmou que o PCdoB é um Partido que está em destaque e que é fundamental a formação dos pré-candidatos às eleições de 2012.

Washington, presidente municipal em Arapiraca, enfatizou a necessidade de uma discussão mais detalhada sobre Alagoas e a importância da Organização, da formação política e ideológica, o que diferencia o PCdoB de outros partidos, com vistas à educação política do povo, para além de apenas buscar a eleição de vereadores. Propôs que seja montada uma agenda de reunião com os presidentes municipais do Partido no Estado, que devem tomar a frente, buscar atrair novos filiados e avançar nas classes populares.

Foi comunicada uma vacância no Comitê Estadual, em função de ter se retirado Waina do PCdoB de Arapiraca, tendo sido eleito então como membro da direção estadual do PCdoB-AL, Jairo Campos, reitor da Universidade Estadual de Alagoas.

Ao final foi eleita a nova Comissão Política do Comitê Estadual do PCdoB-AL, formada pelos seguintes nomes: Eduardo Bomfim (presidente), Marcelo Malta (primeiro vice-presidente), Cláudia Petuba ( segunda vice-presidente), Sinval Costa (secretário de Organização), Marivone Loureiro (secretária de Finanças), Robson Câmara (secretário Sindical), Mirelly Câmara (secretária de Juventude), Alba Correia, Gerivaldo Pontes, Carlos Eduardo Muller, Selma Villela, Lindinaldo (Naldo) e Edvaldo Nascimento.

Marivone propôs a formação de uma Comissão Executiva Estadual de Finanças, composta pela própria secretária de Finanças e mais Alba Correia, Robson Câmara e Sinval Costa, o que foi aprovado.

Foi aprovada ainda a inclusão de Adriano Santos, coordenador geral da Unegro em Alagoas, na Comissão Estadual de Organização.

Eduardo Bomfim encerrou a reunião destacando o salto político e ideológico dado pelo PCdoB em Alagoas e a que a nova direção reflete esse crescimento do Partido.

Selma Villela, de Maceió.