Sem categoria

Brasil e Reino Unido vão dividir conhecimento na área da saúde

Os ministros de Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, e do Reino Unido, Simon Burns, assinaram documento para expandir parcerias na área da saúde. O governo britânico quer apoiar o país na estruturação dos serviços de saúde para os Jogos Olímpicos de 2016, com sede na capital do Rio. As duas autoridades se reuniram durante o evento da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, que terminou nesta sexta-feira (21), no Rio de Janeiro.

 Para Burns, o momento de crise econômica evidencia que os países precisam cooperar mais. “É preciso mais colaboração entre as nações, sobretudo as parcerias entre ricos e pobres. Neste momento, devemos trocar experiência de gestão, apresentar nossos programas e dividir acertos”, afirmou.

O ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, destacou o incentivo que o governo federal tem dado a realização de parcerias entre empresas públicas e privadas para a fabricação de medicamentos. São cerca de 30 acordos de transferência de tecnologia envolvendo empresas nacionais e internacionais.

O ministro inglês demonstrou interesse na produção da vacina da gripe, que é fabricada no Instituto Butantan, empresa pública brasileira. Poucos países dominam esse processo.

Essa e outras possibilidades de cooperação serão detalhadas nos dias 3 e 4 de novembro, quando profissionais de saúde e representantes do governo dos dois países participam de um workshop sobre o assunto em Brasília.O acordo prevê reuniões como essa uma vez ao ano.

Outras parcerias

Padilha também se reuniu, nos dois primeiros dias da Conferência, com representantes dos Estados Unidos, Peru, Holanda e África do Sul. Na conversa com o secretário de Serviços Humanos dos Estados Unidos, Rathleen Sebelius, ressaltou-se a importância de cooperação trilateral com países africanos. O ministro Padilha aproveitou para apresentar a parceria do Brasil com o governo de Moçambique para a construção de uma fábrica de antirretrovirais.

O ministro do Peru, Alberto Tejada Noriega, no encontro com Padilha, pediu apoio brasileiro na estruturação de programas nesta área. “O Brasil é um modelo das políticas sociais de saúde”, disse. Padilha convidou o ministro peruano para visitar o país em uma missão e conhecer as ações brasileiras.

Com informações da Agência Saúde