Ministro rechaça no Senado acusações publicadas na Veja

Da mesma forma que fez na Câmara dos Deputados, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, rechaçou com veemência no Senado, na tarde desta quarta-feira, as denúncias publicadas na Revista Veja, feitas pelo ex-policial militar João Dias Ferreira contra ele. O ministro esteve em audiência pública conjunta das Comissões do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, e da Educação, Cultura e Desporto. Na primeira, atendendo a requerimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

“Eu, mais que ninguém, quero claramente estabelecer a verdade”, disse Orlando Silva. Ele classificou a acusação de vil e mentirosa, e disse que a revista o expôs a um linchamento público sem provas. “O que é mais grave é que desde sábado (quando a revista começou a circular) me pergunto: onde estão as provas?”, desabafou o ministro.

Orlando Silva deixou claro que as provas contra ele não existem, mas que ele – ministro- tem provas contra seu acusador. Disse que mandou apurar, deu direito de defesa ao policial militar e, ao final, determinou a devolução do dinheiro público desviado pela entidade do policial. João Dias Ferreira chefia duas Organizações Não Governamentais que mantiveram contratos com o Ministério do Esporte por meio do Programa Segundo Tempo, e é acusado pelo Ministério de desvio de recursos no valor de R$ 3,6 milhões recebido desse Programa.

Vanessa Grazziotin lembrou que as acusações, segundo ela, sem provas que estão sendo feitas por João Dias, e ganharam o espaço na mídia, estão maculando a imagem do ministro Orlando Silva e do PCdoB. ”E depois, como fica isso?”, questionou a senadora. Segundo ela o espaço de resposta dos veículos de comunicação nunca é o mesmo dado ao denunciante. “E mesmo que seja, a imagem do homem público já está maculada”, criticou.

“Quero dizer que a indignação não é sua ministro, mas de todo um partido, o mais antigo desse País, e que tem como sua principal característica a luta em favor de melhorias para o povo. Um partido pequeno, mas digno”, destacou a senadora.

Além de Vanessa, outros senadores da base aliada apoiaram o ministro e disseram acreditar na sua idoneidade. Já a oposição disse haver provas de irregularidades em convênios do Ministério dos Esportes com ONGs, mas admitiu não haver provas concretas contra o ministro.

O ministro ressaltou que irá processar civil e penalmente João Dias, e disse esperar que a revista Veja faça uma retratação da “falsidade” publicada.
 
Assessoria de Comunicação