Pronunciamento – Inácio Arruda: PCdoB não aceita calúnias

"O ministro é pessoa honrada, honesta e não aceita calúnia; vamos reagir à altura dos caluniadores, podem esperar", afirmou em pronunciamento, na última segunda-feira (17/10), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), ao defender o ministro do Esporte, Orlando Silva, que comparece hoje (18) à Câmara dos Deputados para esclarecer denúncias de que seria beneficiário em esquema de corrupção em convênios da pasta.

Na oportunidade, Inácio denunciou a cassação dos mandatos comunistas, em 1948, “o que ainda falta ser restaurado. Deveremos brevemente fazê-lo, ao completar 90 anos de existência o nosso Partido. Roubaram aqui o mandato do Senador Luiz Carlos Prestes e roubaram o mandato também dos demais Deputados Federais do Partido, na Câmara Federal, em ato insano, recheado de calúnias”.

Inácio Arruda disse que o próprio Orlando Silva já havia pedido, em 2010, tomada de contas especial sobre os convênios, enviando o processo ao Tribunal de Contas da União (TCU), que exigiu, segundo o senador, a devolução de R$ 3,6 milhões atualizados.

A iniciativa do ministro teria motivado o policial militar João Dias a fazer agora as denúncias de corrupção no programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte.

Inácio Arruda disse que o PCdoB tem todo o interesse em esclarecer a denúncia que atinge o ministro, publicada na última edição da revista Veja. "Estamos à disposição, mas calúnias não aceitamos", disse o senador, ressaltando que o PCdoB é um partido antigo na política, que já enfrentou "todas as batalhas possíveis e calúnias".

“Mais uma vez, a calúnia brota das páginas da revista, costumeira em fazer e agir dessa maneira, causando estrago na imagem das pessoas que não tem reparação”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Inácio insistiu que o ministro, ao encontrar irregularidades na pasta, pediu ressarcimento aos cofres públicos e por isso tem sido atacado.

“O partido é muito zeloso, determinados órgãos da mídia brasileira não são, não resistiriam a uma tomada de contas, se for feito vira fumaça, desaparece. Se há alguém interessado em apurar é o PCdoB, mas os responsáveis pelas calúnias também vão pagar, não ficarão impunes”, concluiu.

Orlando no Senado

O senador Inácio Arruda e a senadora Vanessa Graziottin assinaram um requerimento solicitando a visita do ministro Orlando Silva à Comissão do Meio Ambiente para prestar esclarecimento sobre o assunto. A audiência está marcada para amanhã (19).

Íntegra do pronunciamento

Fonte: Agência Senado