Sem categoria

Hay que indignar-se pero sem perder o humor!

Convocados pela internet em quase mil cidades de mais de 80 países, a marcha dos indignados deste sábado (15) foi não só um dos mais abrangentes atos políticos da atualidade como também um dos mais criativos. Pessoas de todas as idades prepararam roupas especiais, máscaras, palavras de ordem bem-humoradas e cartazes enfáticos nos quais pedem, principalmente, o fim da manipulação capitalista e uma nova ordem econômica.

Por Christiane Marcondes

Os movimentos dos indignados já estavam acontecendo, mas de modo isolado e por causas variadas. Agora há uma bandeira de uma luta comum à indignação global: é a luta contra o capital e suas injustiças sociais.

O "Ocupe Wall Street" — que protesta em tempo real, televisionado por mídias alternativas, contra a atual crise econômica – é responsável por esta união de esforços entre países e populações de todo o mundo.

A briga de todos, agora, ganha diferentes traduções na tradição e espontaneidade de cada país e grupo.

Em Buenos Aires, um jovem circula com o desenho de um banco de jardim, colado na mochila às costas, e a frase: “Só confio neste banco”.

Em Nova York, uma turma engajada "estaciona"em frente aos cafés nas calçadas e chama os "sossegados" para a luta.

Na Polônia, um senhor parafraseia o celebre jargão do showbizz norte-americano e pede: “O show precisa acabar!”

Na Alemanha, um senhor brinca com as ideias de cobiça e câmbio, mostrando, através dos  "óculos", que tem um olho no dólar e outro no euro. O par de óculos, proposital ou acidentalmente, tem cara de "gasto", como também o capitalismo.

Na Guatemala, a moçada prepara cartazes de improviso, usando e abusando do colorido.

Nos Estados Unidos, as cores da bandeira nacional tingem os ânimos dos indignados.

Na Itália, a convocação vem em diferentes idiomas: levantem-se todos os povos!

No Chile, as letras da indignação ultrapassam as fronteiras da juventude e os espaços nas faixas, indo parar diretamente ao corpo dos manifestantes.

Na Alemanha, máscaras escondem/revelam a indignação.

Todas as fotos são da EFE.

Com informações do Operamundi