Leci Brandão discute Cultura e Cidadania no M’Boi Mirim

A criação do coletivo “Mais Cultura na Cidade” do M’Boi Mirim e região foi um das propostas aprovadas em audiência pública promovida pela parlamentar comunista.

Leci Brandão

No dia 8 de outubro, a deputada Leci Brandão (PCdoB-SP) esteve na Casa de Cultura do M’Boi Mirim conversando com artistas, produtores e lideranças comunitárias da região. Foi o primeira encontro do “Mais Cultura na Cidade”, uma iniciativa da deputada que percorrerá localidades de São Paulo realizando audiências públicas e organizando coletivos para discutir e propor caminhos sobre qual a política pública que a população paulista reivindica.

A criação do coletivo “Mais Cultura na Cidade” do M’Boi Mirim e região foi um das propostas aprovadas na audiência e vai ao encontro da necessidade local dos artistas de se mobilizar e articular através de uma rede que envolva as expressões culturais locais. Da mesma forma foi reivindicado o estabelecimento de um diálogo com o Governo do Estado, que constrói uma fábrica de cultura no Jardim São Luis deixando a comunidade à margem do empreendimento.

“Desde que eu cheguei na Assembléia tenho recebido as pessoas de diversos segmentos. Sambistas, movimento Hip Hop, religiosos de matriz africana, gestores da igualdade racial, movimento LGBT, pontos de cultura. Ao lado dessas ações também estamos na rua para ouvir as necessidades da população que possam virar projetos de lei e ainda indicações para que as políticas que existem sejam aprimoradas”, explicou Leci Brandão.

No início de outubro, a deputada realizou na Assembleia uma audiência pública, em parceria com a comissão de educação e cultura, da qual é membro, para discutir pontos de cultura no Estado. “Compareceram fazedores de cultura, representantes da secretaria de Cultura, do MinC. Todos dispostos a dialogar e criar condições para que manifestações artístico-culturais de São Paulo possam ser fortalecidas. Nesta audiência também percebo muita disposição dos presentes”, lembrou Leci.

Compareceram à audiência representantes da subprefeitura do M’Boi Mirim, do escritório do MinC em São Paulo e da Casa Popular de Cultura do M’Boi; Edmundo Fontes, chefe de gabinete do vereador Jamil Murad; representantes dos distritais do PCdoB de Santo Amaro e Capela do Socorro e os grupos e iniciativas culturais da região Samba dá Cultura, Bloco do Beco, Sarau do Binho e os Pontos de Cultura Morarte e Barracão dos Sonhos. O compositor e sambista Chapinha comandou uma roda de samba ao final da audiência.

A próxima audiência “Mais Cultura na Cidade” acontece no dia 22 de outubro, em Taipas. Também estão programados encontros na Bela Vista, na sede da Escola de Samba Vai-Vai, e na Cidade Tiradentes no Ponto de Cultura Pombas Urbanas.

De São Paulo, Railídia Carvalho